Indígenas da etnia Javaé, na Ilha do Bananal, recebem ação de Inclusão Sociopolítica

.

Indígenas da etnia Javaé, na Ilha do Bananal, recebem ação de Inclusão Sociopolítica
Comunidade indígena da etnia Canuanã (Fotos: Lília Mara)

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou mais uma etapa do Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos indígenas, com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral - EJE. Na última quinta-feira (30/8), cerca de 90 indígenas da aldeia Canuanã da etnia Javaé, receberam orientações sobre direitos eleitorais e representatividade política e ainda participaram de um jogo interativo com perguntas e respostas sobre a urna eletrônica, direitos e deveres políticos e uma simulação da votação eletrônica.

A aldeia Canuanã integra a 15ª Zona Eleitoral,  localizada a aproximadamente 80 quilômetros da cidade de Formoso do Araguaia, sede da ZE, na maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, que tem extensão territorial de mais de 350 quilômetros, sentido norte/sul e 95 quilômetros, sentido leste/oeste.

O coordenador do Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas e juiz eleitoral da 13ª ZE de Cristalândia, Wellington Magalhães,  reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com os povos indígenas. "A Justiça Eleitoral do Tocantins vem buscando dar maior segurança e transparência de todos os seus atos durante o processo eleitoral, para criar um ambiente em que os senhores integrantes das comunidades indígenas possam exercer o pleno exercício da democracia", disse o juiz.

O cacique da Aldeia Canuanã, José Tehybi Javaé, agradeceu a presença dos integrantes da Justiça Eleitoral na aldeia e ressaltou a importância da comunidade Javaé receber in loco a ação de educação política das comunidades indígenas. "Esse é um momento de aproximação entre nós e a Justiça Eleitoral e serve para conhecer como a gente deve fazer para melhorar nossa participação na política", explicou o cacique.

O juiz eleitoral Luiz Otávio de Queiroz Fraz, titular da 29ª ZE, na ocasião representando a diretora da EJE, desembargadora Ângela Prudente, ministrou uma palestra sobre a "A importância da  participação dos Povos  Indígenas no Processo Eleitoral" e "Legislação Eleitoral - direitos e deveres" e de forma dinâmica levou os presentes a fazerem uma reflexão do atual cenário político brasileiro  e a importância da conscientização.  "Queremos que as comunidades indígenas reconheçam o seu verdadeiro valor, que se façam representados no processo eleitoral e acima de tudo façam escolhas de forma consciente", avaliou.

Também participaram das  atividades o juiz eleitoral da 15ª ZE de Formoso do Araguaia, Luciano Rostirolla,  o procurador federal da Funai, Lusmar Soares Filho, além de servidores da Funai, os chefes de cartório Carlos Moreno (13ª ZE) e Janayna Gomes (15ª ZE), além de integrantes da comunidade Javaé.

 

 

(Lília Mara/Eva Bandeira – ASCOM TRE-TO)

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido