TRE-TO realiza evento sobre tecnologias do processo eleitoral para colaboradores e estagiários

.

TRE-TO realiza evento sobre tecnologias do processo eleitoral para colaboradores e estagiários

As tecnologias utilizadas no processo eleitoral foram apresentadas a colaboradores e estagiários do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) durante o evento Socialização do Conhecimento – Eleições 2018, com o tema: Visão geral do processo eleitoral. As apresentações aconteceram na tarde desta quarta-feira (19/9), no auditório. 

O coordenador de Infraestrutura Tecnológica, Valdenir Borges Júnior, falou sobre as tecnologias para a identificação do eleitor (e-título e DNI); o Sistema de Gestão Integrada de Eleições – SGIE e seus módulos; Portal das Eleições e a Segurança do Processo Eleitoral, bem como do plano de continuidade da eleição, no qual são mapeados todos os riscos e suas possibilidades de serem minimizados.  

Em seguida, o servidor Fernando Ebrahim, chefe da Seção de Gestão de Infraestrutura Tecnológica (Segit) explicou os trabalhos de auditoria da votação eletrônica, detalhando a dinâmica do sorteio das urnas a serem auditadas e os procedimentos realizados.  Ebrahim também ressaltou a novidade deste ano que será a auditoria em tempo real, que fará verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados.

Durante o evento, Edson Leão, Chefe da Seção de Cadastro e Sistemas Eleitorais (Secase), apresentou uma visão geral do funcionamento dos sistemas utilizados nas Eleições, dentre eles: ODIN (cadastro de usuários); Cand (registro de candidaturas); "Prepara", responsável pelo preparo inicial de todo o ambiente de totalização; "Gedai", sistema para geração de mídias de carga e de votação das urnas eletrônicas; sistema de Gerenciamento, que trata do recebimento de boletins de urnas (BU) e totalização das seções; além do "Divulga",  que é responsável pela divulgação em tempo real das totalizações.

Edson ainda falou da tecnologia JE Connect desenvolvida pelo TRE-TO.  O sistema possibilita a transmissão do resultado das eleições a partir de qualquer computador conectado ao respectivo TRE, em rede Virtual Private Network (VPN). “No Tocantins dos 870 locais de votação, 650 transmitem os dados via JE Connect”, afirmou.

Kathiene Pimentel, Coordenadora de Educação e Desenvolvimento falou sobre a importância de socializar o conhecimento com todos os envolvidos no processo e explicou sobre a atuação dos mesários, apresentando os produtos e materiais desenvolvidos para os voluntários, como o Portal dos Mesários, Canal do Mesário, App Fala Mesário e outros produtos que podem ser conferidos aqui.

“A nossa intenção é que todos os colaboradores da Justiça Eleitoral tenham a noção do processo como um todo, do funcionamento do princípio até o fim, para que possam entender a importância do seu papel nesse contexto e também atuarem como multiplicadores desse conhecimento”, disse Kathiene.

Eleições

As Eleições Gerais 2018 acontecem no dia 7 de outubro, para a escolha dos candidatos  aos cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual, dois Senadores, Governador e Presidente da República. O voto, além de ser obrigatório entre os 18 e 70 anos, também é um ato de cidadania.

Para saber o seu local de votação, o eleitor pode consultar o site do TRE-TO, o aplicativo da Justiça Eleitoral E-Título ou enviar um SMS para 24722 com o número do título de eleitor.

 

Thayná Neiva – estagiária ASCOM (Revisado por Eva Bandeira)

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido