Em ação itinerante na região Sul de Palmas, Justiça Eleitoral faz mais de 70 atendimentos em um dia

Atendimentos foram realizados no último sábado (10/8), na Escola Municipal de Tempo Integral Santa Bárbara.

Itinerante Defensoria
Foto: Lucas Nascimento - ASCOM TRE-TO

A 29ª Zona Eleitoral de Palmas realizou, no último sábado (10/8), atendimento itinerante na região Sul da capital e levou serviços eleitorais a 74 cidadãos dos bairros Santa Bárbara, Santa Helena e Setor Aeroporto. A ação fez parte do projeto Defensores na Comunidade, realizado pela Defensoria Pública do Tocantins com a participação de diversas instituições parceiras na Escola Municipal de Tempo Integral Santa Bárbara.  

Foi ouvindo a rádio que o senhor José Ribamar Matos ficou sabendo do atendimento itinerante do TRE-TO e aproveitou a oportunidade para resolver sua pendência com a Justiça Eleitoral. “Essas coisas chegam na hora que a gente precisa, meu título estava irregular e eu estava esperando uma oportunidade de tirar um novo. Escutando a rádio fiquei sabendo dessa ação aqui e vi a oportunidade de fazer o serviço. Aproveitei e agora estou com meu título na mão de novo, atendimento bom, rápido”, declarou.

Entre os serviços eleitorais mais procurados, foram realizados 37 alistamentos eleitorais; 21 revisões, 15 transferências de título e uma impressão de segunda via.

A jovem Ednair Turíbio, de 17 anos, foi uma das pessoas atendidas durante o projeto e aprovou a iniciativa. “A vinda da Justiça Eleitoral facilitou minha vida, espero que essa ação possa alcançar outras pessoas que também não tem oportunidade de ir até o cartório, pela distância, e as ajude assim como me ajudou a fazer o meu título, com bom atendimento”, destacou.

A eleitora Vanderleia Benece também aproveitou a oportunidade para atualizar seu cadastro. “Gostei muito dessa ação do cartório ter vindo até aqui; estava preocupada que eu teria que faltar o serviço para ir até o cartório e aqui eu consegui resolver o que precisava e o atendimento foi muito rápido”, disse.

De acordo com a auxiliar de cartório, Maria Pinheiro, a procura pelos serviços da Justiça Eleitoral superou a expectativa. “Solicitaram nossa parceria, a gente gostou da ideia, reunimos o pessoal e aqui estamos para atender a comunidade. Muita gente aproveitou a oportunidade para realizar o atendimento; o dia foi muito produtivo”, disse.

Defensores na Comunidade

Além dos serviços eleitorais, a população dos bairros Santa Bárbara, Santa Helena e Setor Aeroporto contou com a oferta de serviços de atendimento jurídico; emissão de CPF; cadastro de habitação, regularização fundiária e IPTU; brincadeiras para crianças; orientações preventivas médicas e odontológicas; testes para sífilis, HIV e Hepatites B e C; testes para leishmaniose em cães; massagem; Núcleo de Defesa da Mulher e Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos.

Foram parceiros do projeto o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Centro Universitário Itpac Palmas, o Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (Comam), a Associação Comunitária do Santa Bárbara, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Sesmu), a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Santa Bárbara, a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBPM).

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido