Justiça Eleitoral mobiliza eleitores de Sucupira para regularizar situação de quem está com o título cancelado

Justiça Eleitoral mobiliza eleitores de Sucupira para regularizar situação de quem está com o título cancelado

19.08.2019 Reunião em Sucupira

Com o objetivo de regularizar a situação eleitoral de aproximadamente 2.100 eleitores inscritos na 20ª Zona Eleitoral do Tocantins, servidores da Justiça Eleitoral estão percorrendo os quatros municípios jurisdicionados para levar informações ao cidadão. A ação teve início nesta segunda-feira (19/8), em Sucupira.

A 20ª ZE possui 13.790   eleitores, distribuídos nos municípios de Peixe, Jaú do Tocantins, São Valério e Sucupira. Na primeira ação, o chefe de cartório, João Paulo Aires, se reuniu com parlamentares, autoridades do executivo e lideranças locais. Durante o encontro, ele frisou os prejuízos que o cidadão tem ao ficar irregular com a Justiça Eleitoral e pediu a colaboração dos presentes para conscientizar e sensibilizar o eleitor sobre a necessidade de procurar o cartório eleitoral e regularizar a situação.

Ao todo, cerca de 200 eleitores de Sucupira tiveram o título cancelado pelo não comparecimento à revisão eleitoral, bem como ausência às urnas nas Eleições Suplementares e Gerais 2018. “Montamos uma força-tarefa para localização desses eleitores com títulos cancelados, e através de atendimento agendado, organizaremos transporte programado para levá-los até a sede do cartório, em Peixe, para regularizarem a situação”, explicou Aires.

Vale lembrar que, no caso de não comparecimento às urnas, o eleitor ainda deve arcar com a multa eleitoral para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. A regularização pode ser feita presencialmente, no cartório, ou pela internet.

 

Quitação de multa eleitoral online

Para realizar a quitação da multa basta seguir os passos:

1 - Entre no portal do TRE: www.tre-to.jus.br;

2 - No menu “Eleitor e Eleições”, clique em Quitação de Multas Eleitorais. Este link abre a página do TSE na qual constam informações e um formulário de identificação;

3 - Gere a GRU preenchendo o formulário;

4 - Pague a GRU e salve ou fotografe o comprovante;

5 - Volte ao portal do TRE (www.tre-to.jus.br). No menu “Eleitor e Eleições” selecione “Eleitor Online”;

6 - Siga os passos digitando o número de referência da multa, enviando o comprovante de pagamento (comprovantes de agendamento não serão aceitos) e informando um telefone ou e-mail para contato em caso de problemas;

7 - Depois disso é só aguardar o Cartório Eleitoral dar baixa do pagamento;

8 - Para ter certeza da baixa, basta tentar emitir a Quitação de Certidão Eleitoral também disponível no portal do TRE-TO.

 

Sanções

Quem tem o título cancelado fica impossibilitado de se inscrever em instituições de ensino públicas, contrair empréstimo, emitir documentos como passaporte e tomar posse em concurso público.

Para consultar a sua situação eleitoral, basta entrar em contato com a Ouvidoria pelo OuviZap Eleitoral (3229-9600) ou no site do TRE-TO.

 

 

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido