Servidores de 5 zonas eleitorais participam de capacitação em Dianópolis

A capacitação tem a participação de servidores das zonas eleitorais de Taguatinga (17ªZE), Paranã (18ªZE), Natividade (19ªZE) e Arraias (22ªZE)

Servidores de 5 zonas eleitorais participam de capacitação em Dianópolis
Capacitação em Dianópolis.

Com o objetivo de proporcionar oportunidade de desenvolvimento para os servidores dos cartórios eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) vem realizando capacitações presenciais nas zonas eleitorais de todo o estado. Esta semana, o projeto chegou à cidade de Dianópolis e contempla servidores de cinco zonas eleitorais.

Nesta etapa, além da 25ª Zona Eleitoral, que tem sede em Dianópolis, a capacitação tem a participação de servidores das zonas eleitorais de Taguatinga (17ªZE), Paranã (18ªZE), Natividade (19ªZE) e Arraias (22ªZE). O encontro conta com a presença do diretor-geral do TRE-TO, Francisco Cardoso.

Na abertura do evento, nesta terça-feira (20/08), o juiz eleitoral Jossanner Neri Nogueira Luna, titular da 25ª ZE, destacou a importância da presença do TRE-TO nas zonas eleitorais e o investimento da gestão na capacitação dos servidores. Segundo o magistrado, é fundamental para o Tribunal conhecer a realidade de cada cartório e a iniciativa de promover a capacitação dos servidores contribui para o trabalho da Justiça Eleitoral como um todo.

“O curso traz uma temática bem abrangente, que incluiu uma preocupação com o servidor e também com o público externo, que é o eleitor. Isso é muito bacana e vai trazer muitos benefícios. Também achei muito positiva a vinda do diretor geral para apresentar a gestão para a equipe; mostrar para os servidores qual a missão deles dentro da instituição e diminuir a distância entre a sede e as zonas eleitorais”, complementou o chefe de cartório da 25ª ZE, Guilherme Aires Loureiro.

 

Conteúdo

No primeiro dia de capacitação, os servidores assistiram a palestra com o tema “Educação para o trânsito - Direção defensiva”, ministrada pelo professor Dionilson Miranda, conheceram também os detalhes do projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro, apresentado pelos servidores da Escola Judiciária Eleitoral, Dourival Reis e Elisandra Bega; e debateram o tema “Qualidade no atendimento”,  abordado pelos servidores da Ouvidoria Eleitoral, Henrique Romero e Denilson Mariano.

Conforme destacou o diretor-geral do TRE-TO, Francisco Cardoso, o projeto atende à demanda dos servidores dos cartórios e os temas tratados foram sugeridos pelos próprios participantes. “O Tribunal não vem medindo esforços, diante de todas as restrições orçamentárias que temos vivido, para investir em capacitação. Por isso estamos aqui, com o propósito de valorizar cada dia mais os servidores”, afirmou em nome do presidente do Tribunal, desembargador Eurípedes Lamounier.

Ainda segundo o diretor-geral, o estreitamento do contato com as zonas eleitorais tem como foco os novos desafios da Justiça Eleitoral no Tocantins. “Além da excelência na gestão do processo eleitoral, ampliamos nosso desafio para a educação política da sociedade e viemos pedir que todos se engajem nessa nova missão, que tem como foco os três projetos permanentes aprovados pela Corte em abril desse ano: O Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro, o Projeto de Inclusão Sociopolítica dos povos indígenas e o Programa + Mulher + Democracia, que tem o objetivo de fortalecer e incentivar a participação feminina na política”, complementou.

A capacitação encerra nesta quarta-feira (21/08) com palestra sobre o Suporte Básico de Vida (SBV) e Reanimação Cardiopulmonar (RCP) por leigo, ministrada pelo médico do TRE-TO Alexandre Janotti; e Prevenção de incêndios, com o agente de segurança do TRE-TO, José Renato.

 

Thayná Neiva, estagiária (Revisão: Paula Bittencourt)

Últimas notícias postadas

Recentes