Eleição Comunitária: TRE-TO empresta urnas para eleições do Grêmio Estudantil em Ponte Alta do Tocantins

Eleição Comunitária: TRE-TO empresta urnas para eleições do Grêmio Estudantil em Ponte Alta do Tocantins

Eleição Gremio Estudantil de Ponte Alta do Tocantins

A Justiça Eleitoral do Tocantins emprestou duas urnas para a realização das eleições do Grêmio Estudantil Pastor Alano Azevedo, do Colégio Estadual Odolfo Soares, em Ponte Alta do Tocantins. A votação aconteceu nesta quinta-feira (05/12) e elegeu a Chapa Ubuntu para a gestão do grêmio durante o período de dois anos, 2020 e 2021.

O empréstimo de urnas faz parte do Projeto Eleições Comunitárias, que tem o objetivo de permitir às universidades, Faculdades, Conselhos, Associações de Classes e Organizações realizar suas eleições utilizando a Urna Eletrônica ou Sistema Web.

A eleição para o Grêmio foi disputada por duas chapas e a vencedora foi a Ubuntu, número 67, que  recebeu 276 votos válidos.  A chapa Geração Poder Jovem, número 10, recebeu 95 votos. Dos 614 alunos aptos a votar, 370 compareceram. Para participar os alunos foram cadastrados nas urnas através do número de identificação do Sistema de Gerenciamento de Escolas (SGE), fornecido pela Secretaria de Educação do Estado.

Eleição Comunitária

A escola enviou um ofício ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para que os alunos pudessem ter o contato com a urna, muitos pela primeira vez. Os mesários foram os representantes do antigo Grêmio estudantil e duas seções foram preparadas.

A Eleição Comunitária é uma forma rápida, segura e eficiente de planejar e executar uma eleição, utilizando a urna eletrônica com os parâmetros de uma eleição não oficial, fazendo assim, a divulgação e a interação do eleitor com o voto eletrônico, além do exercício e consolidação da cidadania.

Para requisitar o empréstimo basta apresentar Ofício, com antecedência de 60 dias à realização do pleito. A data da Eleição Comunitária deve estar compreendida no período de 120 (cento e vinte) dias anteriores e 30 (trinta) dias posteriores à realização de Eleições Oficiais, considerando-se, quando for o caso, a ocorrência do segundo turno.

O acesso ao serviço é feito diretamente na Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (Sevue), localizada no edifício Anexo II do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

 

Thayná Neiva

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido