Semana do Jovem Eleitor conscientiza mais de 3,5 mil estudantes no Tocantins sobre importância do voto

Durante a semana, cerca de 800 jovens compareceram aos cartórios do estado para tirar o título de eleitor

Semana do Jovem Eleitor conscientiza mais de 3,5 mil estudantes no Tocantins sobre importância d...

Com a hashtag #SeuVotoTemSuperPoderes a Justiça Eleitoral tocantinense mobilizou mais de 3,5 mil estudantes sobre a importância da participação no processo político durante a Semana do Jovem Eleitor, entre os dias 25 a 29 de novembro. Campanha nacional encabeçada pelo Tribunal Superior Eleitoral levou orientação às escolas e incentivou o alistamento de jovens entre 16 e 18 anos.

Movimentação foi grande nas escolas e nos cartórios do Tocantins. O atendimento preferencial ao jovem eleitor resultou na emissão de mais de 800 novos títulos em todo o estado. A estudante Sthephanny Ferreira foi uma das estudantes a comparecerem no cartório da 2ª Zona Eleitoral de Gurupi e destacou a importância do primeiro título. “É muito importante a gente votar”, disse.  Ao todo, 212 jovens fizeram o alistamento na cidade.

Nas zonas eleitorais de Filadélfia (8ª), 157 novos títulos foram emitidos durante a semana; e em Araguaína (1ª/34ª) foram 88 ao todo. Na capital, a 29ª Zona Eleitoral também ofereceu atendimento preferencial aos estudantes e registou 66 alistamentos.

Os jovens eleitores de Palmas também receberam orientações nas escolas. No total, 2.810 alunos, de sete escolas, foram impactados pela campanha por meio da equipe da Escola Judiciária Eleitoral - EJE/TO.

Pelo interior do estado, servidores dos cartórios visitaram diversas unidades escolares para conversar com os estudantes. Somente nas zonas eleitorais de Xambioá (12ª), Taguatinga (17ª), Paranã (18ª) e Dianópolis (25ª) cerca de 750 alunos receberam orientações.

Colinas

Na 4ª Zona Eleitoral de Colinas, após mobilização da Justiça Eleitoral durante a Semana do Jovem Eleitor, a equipe do cartório realiza até a próxima sexta-feira (6/12) uma força tarefa para atender alunos de escolas públicas do município para o alistamento eleitoral. Em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi disponibilizado ônibus para transporte dos alunos até o cartório; e o atendimento foi reforçado com o apoio da Policia Civil e estagiários da Comarca de Colinas e do MPE.

Um levantamento realizado pelos diretores das unidades escolares demonstrou que cerca de 400 alunos com idade entre 16 e 17 anos ainda não possuem o título de eleitor, e que estarão aptos a votar nas Eleições Municipais 2020. “Percebemos a necessidade de proporcionarmos aos jovens o acesso aos serviços eleitorais, e verificamos que o atendimento ficaria mais fácil trazendo-os ao cartório, pois dispomos de quantidade adequada de equipamentos, boa conectividade para acessar os sistemas e, através da união de esforços com instituições parceiras, nossa expectativa é atender cerca de 400 alunos durante esta semana”, destacou o Chefe do Cartório da 4ªZE, César Avelar.

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido