Panorama de projeto de inclusão sociopolítica dos povos indígenas é apresentado ao presidente do TRE-TO

Iniciativa contemplará 26 aldeias neste mês de julho

TRE-TO: Reunião do projeto de inclusão sociopolítica (11/7/2019)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO),desembargador Eurípedes Lamounier se reuniu, nesta quinta-feira (11/07), com o coordenador do Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, juiz eleitoral Wellington Magalhães. Durante o encontro, foi apresentado um balanço das ações realizadas no estado e o cronograma das próximas atividades previstas no projeto. Trabalho será realizado em aldeias da 5ª e 23ª zonas eleitorais.

Idealizado em 2017, o projeto foi criado com foco na efetivação plena dos direitos de cidadania dos povos indígenas. Somente no último ano, a Justiça Eleitoral do Tocantins realizou cerca de 600 atendimentos ao eleitor indígena, dentre eles alistamento eleitoral, transferência, revisão e emissão de segunda via do título. Também foram realizadas atividades de educação política nas aldeias, contemplando mais de 1.100 indígenas.

Outro dado positivo, conforme destacou o coordenador do projeto, é que o pleito de 2018 teve o menor número de abstenções durante a votação em seções eleitorais instaladas em aldeias; e o número de votos brancos e nulos também foi reduzido.

O projeto ainda fez a distribuição de 9.500 cartilhas eleitorais nas aldeias, com temas sobre legislação eleitoral, propaganda, principais crimes eleitorais e perguntas e respostas sobre o processo eleitoral. Todo o material foi elaborado em quatro línguas indígenas – Akwê, Meri, Iny e Panhi.

Durante a reunião, o presidente do TRE-TO elogiou a iniciativa e ressaltou que as ações voltadas para a educação política da sociedade fazem parte dos cinco eixos priorizados pela sua gestão para o biênio 2019-2021. “Em pouco mais de um ano o projeto já contemplou cerca de 20% da população indígena do estado; esperamos ao longo deste biênio levar as ações de norte a sul e alcançarmos ainda mais resultados positivos na promoção da educação sociopolítica e inclusão cidadã dos povos indígenas", afirmou Lamounier.

“Fico feliz com o apoio e o compromisso da nova gestão com a continuidade das ações de inclusão dos indígenas no processo de fortalecimento da nossa democracia”, destacou Wellington Magalhães ao fim do encontro.

Participaram da reunião o Diretor Geral do TRE-TO, Francisco Cardoso e o Assessor da Presidência, Renato Gomes.

 

Cronograma de Atividades

Data/horário

Local

Comunidades Participantes

16/7, 9h        

Aldeia Rio Sono - Tocantínia

 

Aldeia Rio Preto, Brejinho, Aldeia Riozinho, Aldeia Baixa Funda, Aldeia Brejo Verde e Aldeia Cabeceira Verde

17/7, 9h      

Aldeia Brejo Comprido – Tocantínia

 

Aldeia Nova Jerusalém, Canaã, Aldeia Sucupira, Aldeia Recanto da Água Fria, aldeia Cabeceira da Água Fria, Aldeia Paraíso, Aleia Morrinho, Aldeia Bom Jardim e Aldeinha

18/7, 9h

Aldeia Lajeado – Pedro Afonso

Aldeia São José, Aldeia Santo Antônio, Aldeia Jenipapo, Aldeia Brupé, Aldeia Olho D'água, Aldeia Traíra, Betânia Wakrowdehu e Aldeia Buriti

 

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido