Apresentação da Horta Sustentável encerra ações da Semana do Meio Ambiente no TRE-TO

Apresentação da Horta Sustentável encerra ações da Semana do Meio Ambiente no TRE-TO

Apresentação da Horta Sustentável encerra ações da Semana do Meio Ambiente no TRE-TO
Horta Sustentável é apresentada aos servidores

A Semana do Meio do Ambiente no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins encerrou na sexta-feira (7/6) com a apresentação da Horta Sustentável para aproximadamente 40 servidores. Os presentes receberam mudas de goiaba, açaí e moringa oleífera e um delicioso chá, preparado com ervas orgânicas colhidas da própria horta.

Durante a apresentação a coordenadora do NUGES, Wagna Cristiane, explicou como o projeto foi desenvolvido, destacando a importância do cultivo de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.

 “Estão sendo cultivadas mudas de ervas naturais, plantas medicinais, temperos e hortaliças, as quais foram plantadas em pneus reutilizados. As hortaliças são regadas diariamente com a água proveniente dos aparelhos de ar-condicionado e o adubo orgânico é feito com a utilização das podas de gramas, folhas de árvores e pó de café da copa da sede do Tribunal. O objetivo do projeto é sensibilizar os servidores para as questões ambientais”, disse.

Como participar?

O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Gestão Socioambiental e pela Comissão instituída para gerenciar o projeto, que será mantido com a participação voluntária dos servidores. Os interessados em cultivar as hortaliças devem procurar o NUGES e assinar o Termo de Adesão ou trazer uma mudinha de ervas para chás, as quais poderão ser entregues na COSEG, na sala do servidor José Renato.

Durante a Semana do Meio Ambiente, os servidores que integram a Comissão o NUGES receberam orientações e dicas sobre o cultivo em hortas, com a professora de Olericultura Ingergleice, da Faculdade Católica do Tocantins e o TRE-TO também lançou o Guia de Contratações Sustentáveis, na última quarta-feira (5/6), visando à inserção de critérios de sustentabilidade nas licitações do Tribunal.

Lixo Eletrônico

Para os que desejam contribuir com a preservação do meio ambiente, ainda dá tempo de trazer de casa resíduos e equipamentos elétricos e eletrônicos. Os objetos poderão ser depositados em um contêiner, que estará disponível no subsolo do prédio sede do TRE até o dia 17 de junho. Os objetos coletados no contêiner serão encaminhados para uma associação de catadores que fará o desmonte e separação das peças e encaminhará para uma empresa de reciclagem para a destinação correta desses resíduos.

 

 

Lília Mara – ASCOM