Consultor financeiro orienta servidores do TRE-TO sobre carreira, consumo e investimentos

Consultor financeiro orienta servidores do TRE-TO sobre carreira, consumo e investimentos

Consultor financeiro orienta servidores do TRE-TO sobre carreira, consumo e investimentos
Consultor Alexandre Cerqueira

 

“A pessoa que é educada financeiramente é consciente de suas limitações, conhece seu passado, enfrenta-o e direciona seu futuro”. Com essas palavras o consultor Alexandre Cerqueira iniciou a palestra sobre Educação Financeira, na tarde desta quinta-feira (27/6), na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. A ação faz parte do Programa Qualidade de Vida do TRE do Tocantins e visa promover a saúde emocional dos servidores.

 Alexandre Cerqueira é administrador de empresas e trabalha há 10 anos com o tema. O consultor abordou as causas do endividamento, trazendo reflexões sobre o comportamento humano ao administrar o dinheiro e dicas de consumo e investimento. De forma interativa, Cerqueira avaliou o cenário atual e esclareceu dúvidas sobre como obter sucesso financeiro, tipos de consumidores e formas de adquirir rentabilidade.

Carreira

“O principal medo das pessoas ainda é sobre a aposentadoria, como vai ficar o futuro. Mas aposentadoria é algo que precisa ser construída ao início da sua carreira, quanto antes você se preparar será mais fácil.  O grande vilão hoje, é que vivemos em uma sociedade consumista e comparativa. Muitas vezes as pessoas acabam investindo os seus recursos em algo que não é importante, como trocar de carro a toda hora, apartamento novo, bolsa nova, uma televisão de última geração e não é isso que vai fazer o seu futuro ser mais tranquilo e feliz”, alertou o palestrante.

Cerqueira deu exemplos e dicas para fugir das armadilhas que nos levam a consumir demais e ensinou técnicas para controlar o orçamento.  “A boa e velha planilha de gastos é essencial para saber aonde vai cada real que sai do seu bolso. Ela é uma forma de se organizar e equilibrar seu orçamento”, disse.

O palestrante também deu dicas sobre investimento financeiro e fez a demonstração  dos produtos financeiros que rendem mais do que a poupança. “A pessoa tem que se organizar, parar de pagar empréstimo e juros e colocar os juros para trabalhar a seu favor e, desta forma, ter um futuro tranquilo”, avaliou.

Ao finalizar, a secretária de gestão de pessoas do TRE, Cristiane Boechat, agradeceu a presença de todos e disse que a palestra superou a expectativa. “Esse foi um investimento que o Tribunal ofereceu para cada um de nós e às nossas famílias. Vamos fazer com que esse investimento retorne para nossa qualidade de vida”.

 

“A relação com o dinheiro tem que ser saudável e é uma questão que envolve também a nossa saúde emocional. A falta de educação financeira pode gerar o adoecimento, por esse motivo, entendemos que falar sobre esse assunto pode melhorar a nossa qualidade de vida”, explicou a coordenadora médica e social do TRE, a médica Mary Freire.

 

Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido