22 de março: TRE-TO celebra Dia Mundial da Água com redução no consumo do líquido

Foram economizados mais de R$ 50 mil na conta de água

22 de Março: TRE-TO celebra Dia Mundial da Água com redução no consumo do líquido
Ações simples como a troca de mangueiras e manutenções preventivas resultaram a otimização do consumo

 

Dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água e a Justiça Eleitoral do Tocantins comemora a data com importantes conquistas. Em 2018, a instituição reduziu em 26% o consumo do líquido. Em comparação a 2016, deixaram de ser consumidos 4.211m³* de água, o que gerou uma economia de R$ 50.095,45 reais na conta de água do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.

A quantia economizada durante esse período pode ser comparada ao consumo médio de água de 211 casas (por um mês) e é resultado do compromisso da instituição com o meio ambiente e a otimização dos recursos públicos.

De acordo com relatório do Núcleo de Gestão Socioambiental do TRE-TO, o consumo de água nas zonas eleitorais reduziu em 29,5%, comparado ao ano referência 2016. A quantia corresponde a 3.414 m³ de água, o que representa o consumo de 171 casas.

Boas práticas

A 18ª Zona Eleitoral de Paranã foi uma das zonas eleitorais que mais economizou, reduzindo o consumo de 851 m³, em 2016, para 180 m³, em 2018.

De acordo com a chefe de cartório Suelene Ferreira de Souza, foram adotadas ações simples que envolveram a mudança de hábito e a forma de utilizar o líquido. “Mudamos o jeito de limpar as salas e não jogamos mais água diariamente para lavar o piso, além disso, reduzimos o tempo de regar a grama e consertamos torneiras e vazamentos. Já estamos há quase dois anos sem fazer reparos nas instalações sanitárias e acredito que isso pode ter contribuído para essa redução no consumo de água”, comemorou.

No prédio sede do TRE-TO e nos anexos também houve redução, o que gerou uma economia de 17,6% no consumo, comparado ao ano de referência (2016), que corresponde a menos 797 m³ no consumo, uma média de utilização do líquido em 40 casas.

 

A redução no consumo de água se deve principalmente ao engajamento dos servidores para as questões voltadas para a sustentabilidade e pelo trabalho desempenhado pela Coordenação de Serviços Gerais (Coseg)  que monitora os possíveis vazamentos tanto na sede quanto nas zonas eleitorais, fazendo ações preventivas para regular os equipamentos e edifícios.

“Fazemos um comparativo mensal de consumo e quando observamos aumentos, entramos em contato com o chefe de cartório para verificar os fatores e solucionarmos possíveis problemas. Outra ação também é o reaproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado para regar os jardins, além do mais, no prédio sede temos dois hidrantes, um consumo geral e outro utilizado para a área externa do regional”, explicou a coordenadora de serviços gerais do TRE-TO, Rosane Helena Mesquita Vieira.

 

* O cálculo foi feito considerando o consumo médio de residências com quatro pessoas, em um mês, adotado o consumo médio mensal de 20 m³.   

 

Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido