TRE-TO 30 anos: servidores acompanham palestra sobre memória institucional

.

Memória Institucional TRE-TO

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins realizou na tarde desta quinta-feira (28/3) mais um evento em comemoração aos 30 anos da instalação da Justiça Eleitoral no Estado. Dessa vez, a palestra “Memória Institucional: Acervo, Patrimônio e Identidade”, com o Professor Doutor em História da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Erick Assis de Araújo, explanou aos participantes sobre a importância da memória, identidade e patrimônio para a compreensão de um legado.

De acordo com o palestrante a sensibilização pela preservação da memória é de grande importância na ressignificação da instituição. “O TRE pode sim, dá sua cota de contribuição naquilo que entendemos como preservação de uma memória e tudo isso se transformará num legado e patrimônio para ser disponibilizado para o interessado maior que é a sociedade, discutir 30 anos ajuda a conscientizar individual e coletivamente essa importância. Comemorar significa parar pra pensar, fazer balanço e avaliações tanto do ponto de vista interno quanto da articulação da instituição com a sociedade e em que medida isso pode ser dinamizado, trazendo discussões que reinventem a participação da instituição no seio social do Tocantins”, acrescentou.

Após a palestra, no hall de entrada do Regional, os participantes contemplaram exposição de documentos, publicações, equipamentos e mobiliários antigos do TRE-TO. “Conseguir recuperar a memória do TRE-TO é de grande valor, temos um legado que começou em 1989 e preservar essa memória e deixar registrado é de grande importância.”, destacou a chefe da Seção de Biblioteca e Arquivo (SEBIA) e integrante do Grupo de Trabalho dos 30 anos da instalação da Justiça Eleitoral no Tocantins, Maria Zita Vilela.

Também participaram da palestra o procurador-geral da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Paulo Roberto da Silva, a professora e ex-juíza da Corte Eleitoral, Ângela Haonat, além de bibliotecários, professores e estudantes.

 

 

(ASCOM TRE-TO)

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido