Coptrel: Colégio de presidentes tem foco em inovações e no combate à desinformação

Presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier participa do 77º Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, em Natal.

Colégio de presidentes tem foco em inovações e no combate à desinformação

A 77ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) foi aberta, na noite desta quinta-feira (7/11), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em Natal. Representantes de todos os estados participam do evento que debate a "inovação como motor propulsor de eficiência e sustentabilidade na Justiça Eleitoral".

Do Tocantins, participa do encontro o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier. Durante a solenidade de abertura, o magistrado destacou a importância do Coptrel para o alinhamento das informações ente os Regionais e o fortalecimento da Justiça Eleitoral como um todo. "O tema deste encontro está focado na inovação e nas novas tecnologias e o compartilhamento das boas práticas é fundamental para que todos tenhamos sucesso na nossa missão maior, que é promover a democracia e garantir a legitimidade do processo eleitoral", disse. "Neste sentido, temos um grande desafio pela frente, principalmente no enfrentamento a desinformação", concluiu.

Ainda durante a abertura do evento, o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, presidente do Coptrel, destacou os riscos da desinformação como um dos aspectos mais relevantes da atualidade e um dos assuntos importantes a serem debatidos no encontro. "Precisamos promover o exercício da boa política e isso se faz com a boa informação. O uso das redes e das mídias sociais é necessário; o que não é necessário é o mau uso delas. Por isso nós precisamos incentivar a informação, assim como alertar para a necessidade de avaliação de toda a informação que recebemos", disse.

Anfitrião do evento, o presidente do TRE-RN, Gláucio Antônio Nunes Rêgo, destacou que a Justiça Eleitoral desempenha papel fundamental na garantia da lisura do processo eleitoral e da vontade popular; e frisou a importância do evento para a promoção de uma justiça eleitoral eficiente, eficaz e sustentável.  "É necessário a atuação integrada entre os regionais e TSE. Este compartilhamento de experiências e boas práticas contribuem para cumprimento da garantia jurídica de um pleito justo, limpo e participativo", afirmou.

Conferência

A abertura do Coptrel contou com conferência proferida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. O magistrado falou sobre os desafios da legislação eleitoral e frisou que "é mister entender que o direito eleitoral vem passando por um processo de revigoramento a luz da razão e da ética".

Encontros setoriais

No primeiro dia de evento foram realizados os encontros setoriais dos diretores-gerais, com a participação do diretor-geral do Tocantins, Francisco Cardoso; e dos assessores de Comunicação, com a participação da assessora do TRE-TO, Paula Bittencourt. Na oportunidade, o secretário de Tecnologia da Informação do tribunal tocantinense, Valdenir Junior, fez a palestra "Mapeamento de riscos eficiente".

 

Paula Bittencourt - ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido