Após auditoria, TRE-TO recebe recomendação para manutenção da certificação ISO 9001:2015

.

Encerramento autoria externa TRE-TO 16.10.19
Foto: Lucas Nascimento - ASCOM TRE-TO

Após o fim dos trabalhos da última fase do ciclo de três anos de autoria externa, o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) foi recomendado à manutenção da certificação ISO 9001:2015, com apontamento de seis práticas positivas adotadas na rotina de trabalho da Justiça Eleitoral.

Ao apresentar um resumo dos trabalhos, o auditor da QMS Certification Service, Eduardo Tortorette, detalhou seis pontos positivos observados nos processos avaliados, destacando a melhoria contínua do Sistema, a criação de novos indicadores e reformulação dos existentes, a evolução do processo de gestão de pessoas e a apresentação visual do painel de indicadores.

Outro ponto positivo também destacado foi a revisão da análise SWOT de forma dinâmica, incluindo nas ameaças a questão do combate à desinformação relacionada a segurança do processo eleitoral, o que demonstra que o TRE-TO está sempre avaliando o sistema.

Ainda como ponto positivo, Tortorette elogiou a qualidade no atendimento no Cartório Eleitoral de Miranorte, sede da 28ª ZE. “Vocês estão conseguindo levar esta questão da cultura da qualidade para as pessoas, com servidores que têm domínio sobre os procedimentos, do mapa e da satisfação do cliente”, afirmou o auditor.

Ao apresentar seu parecer final, Eduardo Tortorette destacou a evolução contínua do SGQ no Regional. “O meu parecer é pela recomendação da manutenção da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO, que está bem maduro, enraizado, e que já virou uma cultura. Vocês estão realmente em uma etapa de amadurecimento, o que vem agregando e refletindo em resultados para a Instituição”, pontuou.

Para o diretor-geral do TRE-TO, Francisco Cardoso, o comprometimento de todos os servidores vem sendo fundamental para a evolução e desenvolvimento dos processos. “Para nós é motivo de muita alegria vermos que estamos com nosso sistema vivo e pulsando dia a dia no nosso Regional. Comemoramos mais este resultado positivo com o sentimento de pertencimento de todos os servidores com mais esta conquista, que é a manutenção da certificação”, comemorou.

O diretor-geral ainda destacou que, a partir de agora, o Sistema de Gestão da Qualidade será expandido aos cartórios do estado, com adoção do formato de atendimento realizado na 28ª ZE.

Para saber mais sobre o SGQ clique aqui.

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)