TRE-TO integra Rede de Sustentabilidade “TO Sustentável”

Órgãos do Sistema de Justiça uniram forças e por meio do Termo de Cooperação nº 02/2019 formaram a Rede de Sustentabilidade “TO Sustentável”.

TRE-TO integra Rede de Sustentabilidade “TO Sustentável”
Reunião Rede "TO Sustentável" - Foto: Ednan Cavalcanti

Para expandir e avançar no desenvolvimento de ações socioambientais, o Poder Judiciário do Tocantins, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), o Ministério Público Estadual (MPE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Defensoria Pública Estadual (DPE), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) uniram forças e por meio do Termo de Cooperação nº 02/2019 formaram a Rede de Sustentabilidade “TO Sustentável”.

A primeira reunião da Rede foi realizada, nesta terça-feira (08/10), na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), e aberta pela desembargadora Ângela Prudente, vice-presidente do Tribunal de Justiça e presidente da Comissão Gestora do PLS-PJTO, que agradeceu a participação de todos e ressaltou que a Rede está alinhada à Agenda 2030 das Nações Unidas, busca internalizar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS-16) e, assim, “compartilhar experiências das ações e aprender uns com os outros”. Ressaltou, ainda, a responsabilidade das instituições com os recursos financeiros e naturais e com o avanço das práticas socioambientais.

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Eurípedes Lamounier, também falou das ações que vêm sendo realizadas no órgão, entre elas a campanha para a redução do derrame de santinhos durante o período eleitoral. “A campanha ‘Eleições Sem Sujeira’ alcançou um resultado positivo nas últimas eleições. Conseguimos conscientizar os candidatos para a importância de manter limpos os locais de votação e as cidades”, ressaltou.

O juiz Pedro Nelson de Miranda Coutinho, gestor do projeto, explicou que “o TO Sustentável ganha mais um viés coletivo através da união dos parceiros para trazer ideias importantes, somando as experiências de cada um”.

Ainda durante a reunião, a Coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental do TRE-TO, Wagna Cristiane destacou os avanços alcançados pelo Regional desde a implantação do Plano de Logística Sustentável - PLS. “Com o empenho e dedicação de todos temos obtidos resultados muito positivos no âmbito da Justiça Eleitoral do Tocantins, especialmente na otimização dos recursos, o que vem gerado economia para os cofres públicos”, comemorou.*

O representante do Ministério Público Estadual (MPE), o procurador José Maria da Silva, parabenizou a iniciativa do Poder Judiciário “por envolver as instituições a participarem ativamente e assim proporcionar a troca de experiências”. Na oportunidade, o procurador agradeceu o apoio do TRE-TO para a construção do PLS do Ministério Público.

Também participaram da reunião o diretor-geral do TJTO, Jonas Demóstene Ramos, representantes do Ministério Público (MPE), procurador José Maria da Silva; da Defensoria Pública (DPE) Maurina Jácom; do Tribunal de Contas (TCE), Maria Lucia Vieira; do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Eurípedes Lamounier, e os servidores Wagna Cristiane e Renato Gomes; da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Fernanda Noda e Vanderson Carneiro; e da Unitins Aymara Colem.

 

TO Sustentável no Poder Judiciário

O projeto TO Sustentável, encabeçado pelo Poder Judiciário do Tocantins e que segue os preceitos do Conselho Nacional de Justiça por meio do Plano de Logística Sustentável, foi lançado pelo presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, durante visita às comarcas na Região do Bico do Papagaio, com a caravana da Justiça Cidadã, entre os dias 23 e 27 de setembro. Na oportunidade, juízes e servidores das comarcas assinaram o pacto pela sustentabilidade, reafirmando o compromisso de todas com a gestão consciente dos recursos naturais.

Com informações da Assessoria de Comunicação TJTO

Fotos: Ednan Cavalcanti

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido