Estudante de Rio do Sono representa o Tocantins na edição 2019 do Parlamento Jovem Brasileiro

Participação dos jovens no processo político é apoiada e incentivada pela Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio do projeto Agentes da Democracia.

Estudante de Rio do Sono representar o Tocantins na edição 2019 do Parlamento Jovem Brasileiro

Selecionado para representar o Tocantins na edição 2019 do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), o estudante Lucas Lopes, de 16 anos, dá seu primeiro passo na vida cívica com um bom exemplo de cidadania. O estudante de Rio do Sono foi um dos 78 selecionados pela Câmara de Deputados para participar da jornada parlamentar entre os dias 23 e 27 de setembro.

Na Justiça Eleitoral, a participação dos jovens no processo político é incentivada por meio do projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro, que já percorreu mais de 120 escolas em todo o Estado, engajando mais de 25 mil alunos. Com o objetivo de despertar a consciência cívica e a preparação do jovem eleitor para participar ativamente da sociedade, principalmente do processo político-eleitoral, o projeto busca despertar o interesse dos estudantes com bate papo, palestras e atividades interativas como jogos de tabuleiro e eleições simuladas na urna eletrônica. Também durante as ações na escola, a Justiça Eleitoral os alunos podem tirar o título de eleitor.

Parlamento Jovem Brasileiro

Com o projeto de lei Reserva Impositiva, que altera a emenda constitucional nº 86/2015 e destina 25% das emendas parlamentares individuais impositivas dos deputados estaduais para a conclusão de obras já iniciadas e que, por algum motivo, não foram concluídas, Lucas garantiu a vaga para representar o Tocantins no programa.

De acordo com o aluno, foi com o incentivo dos professores que ele passou a pesquisar e estudar mais sobre o assunto, cujo tema de interesse julga ser de grande importância. “Os jovens são o futuro do país e o protagonismo juvenil na política é muito importante para a democracia. A política é importante tanto para o município quanto para as esferas estatuais, federais e União, e é muito importante quando há instituições que têm projetos que incentivam essa participação. Ao me envolver neste assunto, percebi que em pouco tempo tive uma grande evolução no entendimento político e também na escola, o que me trouxe crescimento como aluno”, destacou.

 

Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO com informações da SEDUC-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido