Sistema de Gestão da Qualidade: auditoria recomenda manutenção da ISO 9001:2015

Auditoria interna foi realizada de 23 a 25 de setembro, com criteriosa avaliação dos 19 processos que compõem o sistema.

Encerramento Auditoria Interna TRE-TO 25.09.2019
Foto: Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins está apto e recomendado à manutenção da certificação ISO 9001:2015, por atender os padrões de qualidade exigidos pela Norma. Esta foi a conclusão da equipe de auditores que, de 23 a 25 de setembro, realizou criteriosa avaliação dos 19 processos que compõem o sistema.  

Em reunião na tarde desta quarta-feira (25/9), a auditora líder Ellen Renate Ivanfy (TRE-PR) e os auditores do TRE de Goiás, André Luiz Soares e Vinícius de Castro Borges, apresentaram o relatório das atividades, destacando os pontos fortes, apresentando sugestões de melhorias e apenas três não conformidades que serão tratadas dentro do próprio SGQ.

Entre os destaques apontados pelos auditores, estão o engajamento da presidência e da alta administração na prestação de contas e eficácia dos resultados do SGQ; comprometimento das partes interessadas no processo de auditoria e da melhoria contínua do SGQ; liderança exercida pelo juiz eleitoral que atua no processo da excelência do atendimento, bem como da equipe da 28ª Zona Eleitoral, avaliada durante inspeção do cartório eleitoral; comunicação da estratégia do setores auditados; elaboração do plano de gestão da Corregedoria Eleitoral, assim como o nivelamento operacional da Corregedoria e das atividades cartorárias desenvolvidas nas zonas, e capacitação dos servidores que realizam inspeções e correições.

Também foi destaque no relatório a documentação do SGQ, principalmente no que se refere à metodologia da gestão de riscos e projetos; publicação mensal do informativo de produtividade dos magistrados; avanço da equipe de Comunicação, especialmente no que tange a utilização das redes sociais; encaminhamento das recomendações de melhorias à apreciação da alta administração pela Ouvidoria; e o processo de prestação de contas, que tem inserido as atividades em plataforma de compartilhamento, comprovando eficácia na difusão do conhecimento.

“A robustez, o tamanho do escopo do Tribunal é impressionante. É de vocês realmente baterem no peito e terem orgulho de fazer parte dessa instituição e de poder colaborar com esse sistema. Devemos todos espelhar em muitas atitudes do TRE-TO na condução das atividades”, afirmou o auditor Vinícius de Castro Borges, do TRE-GO.

Ainda segundo ele, o Tribunal do Tocantins também deve se orgulhar pela certificação do Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral, entregue na abertura dos trabalhos de auditoria pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Mais do que ter um ISO é ter um selo próprio nosso, que atesta a qualidade do nosso serviço, por pessoas que conhecem o nosso produto. Isso é muito importante” que atesta a qualidade do nosso serviço e do nosso produto”, disse.

Para o diretor-geral do TRE Tocantins, Francisco Cardoso, o trabalho e comprometimento dos servidores é o que fortalece o Sistema de Gestão da Qualidade no tribunal eleitoral tocantinense. “O nosso processo eleitoral está todo dentro do SGQ e isso tem nos dado a segurança de ano após ano fazer uma eleição melhor que a outra. Sigamos neste mesmo caminho, firmes e fortes para sermos cada dia melhor”, concluiu.

Atendimento ao Eleitor

Na manhã desta quarta-feira (25/9), os auditores visitaram o Cartório Eleitoral da 28ª Zona Eleitoral de Miranorte para avaliar o processo Atendimento ao Eleitor, que também é certificado pela ISO 9001:2015. O juiz eleitoral Cledson Nunes acompanhou os trabalhos e avaliou a auditoria como uma oportunidade de melhorar cada vez mais o atendimento ao eleitor. “Nós tivemos alguns apontamentos e duas oportunidades de melhorias. São situações que realmente podem melhorar os nossos procedimentos operacionais. Vamos fazer essas correções para que a gente possa estar sempre agindo dentro da norma”, explicou o juiz.

 

 Lília Mara - ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido