TRE-TO fomenta debate sobre participação feminina em espaços de poder

Evento on-line será realizado nesta quarta-feira, 12

Live quarta-feira (12.08)

 

Ao completar um ano neste mês de agosto, o Programa de Participação Feminina no âmbito da Justiça Eleitoral do Tocantins soma importantes conquistas para estimular a presença das mulheres em cargos de chefia e assessoramento, bem como propor políticas institucionais de valorização da mulher. Temática será abordada em live sobre a presença feminina em espaços de poder nesta quarta-feira (12/08), no canal do TRE-TO no YouTube.

 

Atualmente, 47% da força de trabalho do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins é composta por mulheres. São 149 servidoras ao todo, atuando nas mais diversas áreas. Heloisa Gomes da Silva atualmente lidera a coordenação de Orçamento e Finanças do Tribunal. Com formação superior em Contabilidade e especialização em Gestão Pública, ela destaca os desafios do trabalho. “Essa é uma área bastante técnica e normalmente desempenhada pelos homens; no entanto, acredito que nós mulheres podemos conquistar qualquer cargo, desde que busquemos o preparo e o aperfeiçoamento devido”, afirmou.

 

Outro bom exemplo é a servidora Jacinta Tavares Brito, coordenadora de Controle Interno. Ao completar 27 anos na Justiça Eleitoral do Tocantins em julho desse ano, a servidora já desempenhou várias funções e ela explica que antes de pleitear qualquer cargo é necessário gostar daquilo que faz. “Me encontro ali dentro e independente de função ou cargo, sou a mesma servidora, estou ali para servir e trabalhar. Hoje estou no mestrado de Gestão Pública, nossa vida toda é essa, estudar, trabalhar, e quando a oportunidade chega a gente está preparada”, disse a servidora.

Conforme pesquisa realizada neste mês de julho pelo Programa de Participação Feminina do TRE-TO, 88,9% das servidoras da instituição se sentem valorizadas no ambiente trabalho e 60% das mulheres que responderam ao questionário consideram que há oportunidades iguais para a ocupação de cargo de chefia ou assessoramento no Tribunal. “Os dados do diagnóstico demonstram o que já percebíamos no nosso ambiente de trabalho, que é bem igualitário. Agora, essas informações vão respaldar o Tribunal na tomada de decisões e traçar estratégias para fomentar ainda mais a participação feminina nos cargos de chefia e assessoramento”, avaliou a coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE-TO, Kathiene Pimentel.

 

Instituído em 22 de agosto de 2019, por meio da Portaria 590, o Programa desenvolve ações elaboradas por uma comissão composta por representantes das unidades da Sede e Zonas Eleitorais, tendo obrigatoriamente 60% de integrantes do sexo feminino.

 

Roda de Conversa

Para ampliar os debates sobre a participação feminina, a Justiça Eleitoral do Tocantins promove nesta quarta-feira (12/08), às 19h30, uma roda de conversa on-line com o tema: “A Participação Política da Mulher nos Espaços de Poder”.

O evento terá como mediadora a juíza membro do TRE- TO,  Angela Haonat, coordenadora do projeto +Mulher +Democracia; e contará com a participação da professora adjunta do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins, Graziela Reis, e da juíza federal e professora na Unigram (MS), Raquel Domingues.

Para acompanhar, basta acessar o canal do TRE-TO no YouTube: justicaeleitoralto  ou o perfil da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins no Instagram: @ejetocantins 

 

Lília Mara - ASCOM - TRE - TO

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido