Corregedoria finaliza primeira etapa de inspeção dos cartórios eleitorais

Inspeção enfatiza a busca por transparência e regularização dos trabalhos da Justiça Eleitoral

Quatro zonas eleitorais do Tocantins passaram por inspeção ordinária da Corregedoria Regional El...

Quatro zonas eleitorais do Tocantins passaram por inspeção ordinária da (CRE/TO) nesta semana. As primeiras atividades correcionais de 2020 tiveram início em Gurupi (2ªZE) e Peixe (20ªZE), na segunda-feira (10/2); Alvorada (14ªZE) e Formoso do Araguaia (15ªZE), na terça-feira (11/2). Durante as ações, também foram realizadas audiências públicas com a participação da sociedade.

Os serviços realizados com o intuito de atuar preventivamente na verificação de existência de irregularidades que devam ser corrigidas; assim como expedir orientações, determinar providências a serem adotadas e coletar sugestões e reclamações para o aprimoramento da prestação jurisdicional eleitoral fazem parte da rotina de trabalho da CRE nas zonas eleitorais. Durante as visitas, também são realizadas audiências públicas, conduzidas pelo corregedor e juiz eleitoral de cada jurisdição, autoridades locais, vereadores, representantes de partidos políticos e servidores.

“A inspeção reforça a busca pela regularidade e transparência dos trabalhos. Um dos objetivos da inspeção é verificar a regularidade dos serviços eleitorais, o que vem sendo monitorado pela Corregedoria, que orienta sobre as boas práticas, inclusive quanto ao andamento dos processos”, destacou o corregedor regional Eleitoral, desembargador Marco Villas Boas. Ainda segundo o magistrado, a inspeção cumpre objetivos como acompanhamento das atividades no 1º grau de jurisdição, verificação dos procedimentos relacionados ao controle da documentação e cadastro, e cuidados com as instalações físicas do cartório. “Além disso, as inspeções são um momento importante para exortar as lideranças políticas a promover a participação informada das mulheres, jovens e indígenas no processo eleitoral, o que é de suma importância para a Democracia”, complementou.

Para a chefe da 15ª ZE de Formoso do Araguaia, Keuelanne Alves Carvalho, a visita in loco da Corregedoria é uma maneira mais eficiente de conhecimento do trabalho. "O comparecimento da CRE para realização pessoal de inspeção nos cartórios eleitorais é de suma importância para o conhecimento, por parte do Tribunal, da realidade pela qual passa a zona eleitoral. Isso permite uma maior proximidade e facilidade no diálogo a fim de dar agilidade na solução de eventuais problemas, além de garantir o reconhecimento dos trabalhos efetuados tanto pelos servidores efetivos como requisitados no desempenho do atendimento ao eleitor, bem como do andamento dos processos judiciais e organização do processo eleitoral”, avaliou.

Cronograma

Até final deste primeiro semestre, a Inspeção e Audiência Pública serão realizadas em outras 12 ZEs: 1ª e 34ª ZE de Araguaína; 3ª ZE de Porto Nacional; 8ª ZE de Filadélfia; 9ª ZE de Tocantinópolis; 12ª ZE de Xambioá; 16ª ZE de Colmeia; 26ª ZE de Ponte Alta do Tocantins; 27ª ZE de Wanderlândia; 31ª ZE de Arapoema; 32ª ZE de Goiatins e 33ª ZE de Itacajá.

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido