III Colóquio de Direito Eleitoral: Eleições 2020 é tema de debate com ex-ministro do TSE

As discussões foram conduzidas pelo conferencista Joelson Dias.

III Colóquio de Direito Eleitoral - Palmas
Foto: Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TOIII Colóquio de Direito Eleitoral: Eleições 2020 é tema de debate com ex-ministro do TSE

O III Colóquio de Direito Eleitoral, realizado nesta sexta-feira (14/2), em Palmas, debateu as principais alterações na legislação das eleições 2020. Evento realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), esta edição teve como tema: Eleições 2020.

As discussões foram conduzidas pelo conferencista Joelson Dias, advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao abrir sua fala, ele destacou a importância de debater as questões eleitorais e promover o acompanhamento de todo o processo. “É um espaço de cidadania, de participação e de engajamento com o objetivo de consolidar a democracia”, disse.

Durante o evento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Eurípedes Lamounier, também destacou a pertinência do assunto para o momento. “É preciso valorizar a democracia; e o sustentáculo dela são as eleições”, afirmou.

Esta foi a terceira edição do Colóquio de Direito Eleitoral, evento realizado por meio de uma parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TO), o Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral Brasileira (COPEJE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Júlio Cesar Sanchez e Instituto de Direito Aplicado ao Setor Público (Idasp). Conforme destacou o coordenador da iniciativa, juiz Marcelo Cordeiro, o colóquio será realizado mensalmente, com o intuito de difundir a cultura eleitoral no estado.

Além do presidente do TRE-TO e do juiz membro do Tribunal, Marcelo Cordeiro, também participou da ação a juíza membro da Corte Eleitora, Ângela Issa Haonat, debatedora do encontro científico em Araguaína. A segunda maior cidade do Tocantins entrou para o calendário do evento nesta edição. O objetivo é fomentar o debate sobre direito eleitoral em outras cidades do estado.

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

Últimas notícias postadas

Recentes