Eleições 2020: zonas eleitorais participam do Simulado Nacional de Registro de Candidaturas

Teste serão feitos entre os dias 6 e 10 de julho.

Foto referente as eleições municipais 2020

 

A partir desta segunda-feira (06/07), as 33 zonas eleitorais do Tocantins participam do Simulado Nacional de Registro de Candidaturas. Os testes seguem até sexta-feira (10/07) para avaliação de todos os sistemas que compõem os módulos Candex JE – Protocolo e Candex Partidos, SGIP3, CAND, Processo Judicial Eletrônico (PJE), Horário Eleitoral (HE), Diário da Justiça Eletrônico (DJE), Mural Eletrônico e DivulgaCand.

O CANDex foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral para uso obrigatório por partidos, coligações e candidatos que pretendam concorrer às eleições de 2020 para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. É o sistema também utilizado pela Justiça Eleitoral para recebimentos de arquivos, consultas de arquivos recebidos, consultas de arquivos transmitidos e aceite de pedidos encaminhados pelos partidos ao Cartório Eleitoral de cada zona eleitoral que irá deferir, indeferir ou pedir uma complementação de documentos para os candidatos.

“Esses simulados acontecem em todas as zonas eleitorais do Estado. É um trabalho realizado com a Secretaria Judiciária e Gestão da Informação (SJI), com apoio técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Na ocasião serão testados todos os sistemas que compõem os sistemas de registro de candidaturas, garantindo dessa forma a transparência e qualidade no processo eleitoral”, explicou o coordenador de Sistemas Eleitorais do TRE – Tocantins, Fernando Mendonça.

Inovação

De acordo com o chefe da seção de Autuação, Distribuição e Registros Partidários (Seadip), Adelson Ramos, uma das novidades do CANDex para as eleições 2020 é o acesso ao sistema através da utilização da “Chave de Transmissão”, obtida pelos partidos no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP). “O CANDex está preparado para gerar e emitir o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) e o Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), além da ata de convenção dos partidos”, explicou.

Outra novidade do sistema para as eleições 2020 é a possibilidade de transmissão à Justiça Eleitoral da ata da convenção dos partidos políticos. "Além disso, também pode ser feito o pedido de registro completo com os dados biográficos, documentos e foto dos candidatos, propiciando celeridade e  antecipação da análise dos dados pela Justiça Eleitoral”, complementou Adelson Ramos.

 

Lília Mara - Ascom TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido