Segurança: TRE-TO participa de Encontro Técnico de Alinhamento Operacional para as Eleições 2020

O próximo encontro da SEOPI está marcado para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 30

O próximo encontro da SEOPI está marcado para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 30
Juiz Militar José Ribamar Mendes Júnior (fotos: Lucas Nascimento

 

Neste ano as eleições municipais serão realizadas no dia 15 de novembro e, tendo em vista a pandemia da Covid 19, várias ações vão ser realizadas de modo a atender as diretrizes dos órgãos de saúde para resguardar a saúde de todos durante o pleito. Nesta terça-feira (28/7), o Tocantins foi o primeiro estado da região Norte a receber o Encontro Técnico de Alinhamento Operacional para as Eleições 2020, realizado pelo Ministério da Justiça. O evento contou com a participação de representantes Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional do Tocantins e governo do Estado.

 

Por videoconferência, o assessor-chefe da Assessoria Especial de Segurança e Inteligência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Disney Rosseti, assegurou aos presentes que, norteado pela segurança sanitária e em informações científicas, o TSE está finalizando os protocolos de segurança para as eleições municipais e também uma campanha publicitária de como isso vai acontecer.

 

Já o representante da Secretaria de Operações Integradas (SIOPI), coronel Henrique de Souza Júnior destacou o objetivo do encontro e explicou que durante as eleições 2020 deverão serão criados centro de operações integradas nos Estados. “Essa iniciativa é para que tudo flua da melhor forma possível. Estamos à disposição para contribuir, que tenhamos uma eleição tranquila e que possamos fazer um relevante serviço para o Brasil”, disse.

 

Do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, o juiz militar José Ribamar Mendes Júnior representou o presidente, desembargador Eurípedes Lamounier. Na ocasião, ele ressaltou a importância do Encontro para promover a unidade e preservar o estado democrático de direito. “Estou certo, que no futuro próximo, as nossas eleições serão realizadas com maior proveito e com um índice altíssimo de paz social, isso, logicamente, em virtude do planejamento que já vem sendo realizado. Essas ações enaltecem o sistema de justiça eleitoral e fortalecem e concretizam a democracia no nosso país”, disse o magistrado.

 

Ainda durante o evento, o inspetor de segurança do TRE Tocantins, Marco Leôncio, falou sobre as ações coordenadas de segurança que o Tribunal desenvolveu nas últimas eleições, através do Comitê de Segurança Institucional e se colocou à disposição para contribuir com as equipes. “Com certeza a participação de todos aqui será muito relevante para o sucesso dessas eleições”, avaliou.

 

O comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Jaison Veras de Barros, também frisou a relevância das parcerias ao apresentar um panorama da atuação da Polícia Militar e Justiça Eleitoral durante as eleições no Estado. “Essa parceria já existe desde a criação do Estado do Tocantins. Já passamos por muitas dificuldades, mas estamos buscando cada vez mais nos preparar para as adversidades. Sabemos que a eleição municipal é acirrada e os anseios muito próximos; isso exige muito esforço das forças de segurança. Nosso Estado conta com 139 municípios, sendo 11 de fronteira, portanto, essa reunião é muito importante para consolidar as ações que serão realizadas”, afirmou.

 

Tarde

Presencialmente e pela coordenação geral de planejamento e operações da SEOPI, o tenente-coronel Bruno Rezende Cabral, fez a apresentação do Plano Estratégico de Atuação Integrada. Segundo ele, o plano foi consolidado e será sugerido aos estados para que, de forma integrada, possam executar ações que garantam a segurança do processo eleitoral.  No período da tarde, o coordenador geral de planejamento e operações da SEOPI, tenente-coronel Rezende apresentou a Plataforma Córtex, que trata das ferramentas de monitoramento.

 

Autoridades

O encontro foi realizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins e também contou com a participação do Comandante do 22º Batalhão de Infantaria, Cel. Carlos Gabriel Nascimento, do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Reginaldo Leandro da Silva; da Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência – seccional Tocantins, Alessandra Lustosa Barros; do representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Halisson Araújo; e da delegada-geral da polícia civil do Estado, Raimunda Bezerra de Souza.

 

Encontros

Os próximos encontros da SEOPI estão marcados para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 30; Curitiba, no Paraná, no dia 4 de agosto; e no dia 6 em São Luís, no Maranhão.

 

Lília Mara - Ascom - TRE - TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido