TRE-TO inicia atividades do projeto de Nivelamento de Conhecimentos

Em bate-papo virtual, servidores debatem sobre os principais temas relacionados ao processo eleitoral

.

Com o objetivo de apresentar uma visão geral do processo eleitoral e a inter-relação das atividades que envolvem o pleito, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) iniciou, no dia 29 de junho, as ações do projeto de Nivelamento de Conhecimentos para servidores lotados recentemente em cartórios eleitorais do interior do estado. Os encontros são realizados por meio de webconferência e seguem até o mês de agosto.

O primeiro tema abordado foi "O Processo Eleitoral na visão dos servidores dos Cartórios Eleitorais", em seguida, no dia 2 de julho, o tema foi "Visão Geral do Processo Eleitoral" e na última sexta-feira (03/06) o tema foi "Registro de Candidaturas e Processo Judicial Eletrônico" que contou com cerca de 70 participantes. O coordenador Judiciário, Carlos Ancelmo Lima, o chefe da seção de Autuação, Distribuição e Registros Partidários, Adelson Ramos, e o analista judiciário Alexandre Fonseca, foram os facilitadores.

Carlos Ancelmo fez uma apresentação geral das unidades da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação (SJI) e destacou que o registro de candidaturas é uma das importantes fases das eleições, pois é neste momento que os partidos solicitam à Justiça Eleitoral o registro das pessoas que concorrerão aos cargos eletivos.

Em seguida o servidor Alexandre Fonseca repassou orientações sobre o Simulado Nacional de Registro de Candidaturas, que acontece de 6 a 10 de julho, e conta com a participação de servidores das 33 zonas eleitorais do estado. Durante os testes serão avaliados todos os sistemas que compõem os módulos CANDex JE - Protocolo e Candex Partidos, SGIP3, CAND, Processo Judicial Eletrônico (PJE), Horário Eleitoral (HE), Diário da Justiça Eletrônico (DJE), Mural Eletrônico e DivulgaCand.

Durante o bate-papo foram abordadas ainda as inovações dos sistemas Candex, Cand e PJe, bem como repassadas as orientações gerais sobre a publicação e funcionalidades do mural eletrônico. Também foi reforçado aos servidores que todos os processos irão tramitar eletronicamente neste pleito.

Projeto

Com a proximidade das Eleições 2020, o projeto de Nivelamento de Conhecimentos foi idealizado para compartilhar informações sobre as diversas atividades e etapas que compõem o processo eleitoral, levando aos servidores uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos e trocar experiências acerca das atividades desenvolvidas nos cartórios. “A proposta é realizarmos encontros curtos e introdutórios sobre os principais temas das eleições, com foco no nivelamento inicial para os servidores novatos”, destacou a coordenadora de Educação e Desenvolvimento, Kathiene Pimentel.

“Essa iniciativa do TRE Tocantins é essencial para garantir que todos, principalmente nós novatos, estejamos na mesma página quanto aos sistemas e etapas das eleições. Não só será, como já está sendo de grande ajuda para os trabalhos. A introdução aos diversos temas permite que tenhamos mais facilidade para executar as tarefas cartorárias pela primeira vez, trazendo mais fluidez ao nosso trabalho. Fico muito grato com a atenção e ao esforço do TRE-TO para atender aos nossos pedidos por essa ambientação”, afirmou Edgar Molas, chefe de cartório da 12ª ZE de Xambioá. Além dos servidores mais novos, o curso ganhou a participação de servidores mais experientes, que também destacaram a capacitação como uma oportunidade de aprimoramento técnico.

Programação

Com realização nos meses de junho, julho e agosto, o programa prevê a abordagem de mais 9 temas voltados às Eleições Municipais 2020, dentre eles: Pessoas e apoio no Processo Eleitoral (convocação de mesários, utilização do banco de dados do mesário voluntário, pagamentos, força de trabalho - auxiliares de apoio, servidores da secretaria, apoio para o dia da eleição, requisitados); Orientações gerais da Corregedoria Regional Eleitoral; Processos, locais e recursos (PadLog, SGIE, vistorias, acessibilidade, materiais, processos); Segurança do processo de votação eletrônica (SAVP, cerimônias, auditorias, procedimentos de segurança); Sistemas de preparação da Eleição (Atos preparatórios, agregações, Gedai, carga e lacração de urnas); Urnas Eletrônicas (Previsão de entrega, atividades das zonas eleitorais, visão geral, contingências); Totalização da Eleição (SisTot, Portal das Eleições, Divulga, Tecnologias de transmissão); Prestação de Contas e finalmente a Diplomação.

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido