TRE-TO realiza o 8º Simulado Nacional de Hardware

Testes seguem até sexta-feira, 31 de julho.

TRE-TO realiza o 8º Simulado Nacional de Hardware
Foto: Lucas Nascimento - ASCOM TRE-TO

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) iniciou, nesta segunda-feira (27/7), o 8º Simulado Nacional de Hardware. O objetivo é conferir o funcionamento das urnas eletrônicas para evitar possíveis falhas durante as eleições. Os trabalhos se estendem até a sexta-feira (31/7), na Central de Urnas do TRE-TO, em Palmas. Ao todo 199 urnas serão testadas no Tocantins.

De acordo com o Fernando Mendonça, coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística do TRE-TO, o simulado é realizado em todo o país e tem como propósito identificar possíveis falhas persistentes no sistema. “Inclusive aquelas que se manifestam de forma intermitente ou em situações específicas, e registrá-las, a fim de permitir a análise posterior de suas causas e a identificação de possíveis soluções a tempo do pleito ordinário em todo o país”, explicou. Ainda segundo o coordenador, “o teste é de suma importância para vermos a interação dos componentes eletrônicos das urnas com os softwares que utilizaremos nessas eleições”.

Cuidados
Em razão da pandemia, a logística do simulado foi reorganizada segundo os padrões de segurança sanitária necessários para garantir a integridade física dos colaboradores. Conforme destacou Fernando Mendonça, a equipe de testadores foi reduzida de aproximadamente 30 pessoas para apenas cinco técnicos.

“Também tivemos que distanciar os balcões das urnas, que antes eram dispostos de forma centralizada, e a votação está sendo feita por período. À medida que um técnico vota o outro não pode utilizar a mesma bancada até que ela seja desocupada e higienizada. Lembrando ainda que todos utilizam máscaras e disponibilizamos álcool em gel”, complementou.


Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido