Auditoria interna: logística para as eleições 2020 estão sendo planejadas de forma inovadora

Processo de Logística para Zonas Eleitorais impacta as 33 zonas eleitorais do estado e os dois postos de atendimento

Processo de Logística para Zonas Eleitorais, o qual impacta as 33 zonas eleitorais do estado e o...
Fotos: Lucas Nascimento

De forma inovadora, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins dá continuidade aos trabalhos virtuais de auditoria interna para avaliação dos 21 processos integrantes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a conformidade dos processos do SGQ com os requisitos da Norma ISO 9001: 2015 e os requisitos estabelecidos no Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE).

Na tarde desta segunda-feira (22/06) foi auditado o processo de Logística para Zonas Eleitorais, o qual impacta as 33 zonas eleitorais do estado e os dois postos de atendimento. A execução e avaliação desse processo tem reflexo direto nas eleições 2020 e para alinhar todas as informações e decisões a equipe verificou o planejamento, os indicadores, informação documentada, os riscos que impactam nas atividades do processo, bem como o projeto de melhoria para o processo oriundo da avaliação das eleições de 2018. A equipe também observou a integração do sistema PadLog aos demais sistema eleitorais para uma execução automatizada das atividades.

“Essa auditoria vem sendo feita de uma forma diferenciada, e até mesmo esse fato de estarmos trabalhando em home office, em vez de prejudicar, pelo contrário, beneficiou e trouxe uma grande oportunidade. Estamos tendo a oportunidade de promover uma avaliação completa de todo o processo, com a participação de muitos servidores, além, é claro, dos chefes de cartórios, tendo em vista que eles são os maiores envolvidos e executores desse processo”, avaliou o assessor de Pesquisa, Estratégia e Qualidade do TRE-TO, José Paiva.

De acordo com Paiva, as constatações da auditoria foram muito gratificantes e satisfatórias. “ Verificamos que o processo está bem estabelecido e definido, apresentando uma evolução na documentação e no desenvolvimento dos indicadores, enfim, todas as ações relacionadas ao processo têm melhorado a cada ciclo eleitoral”, elogiou.

Comissão

O chefe de cartório da 25ª Zona Eleitoral de Dianópolis, Guilherme Aires Loureiro, integra a comissão de Planejamento das Eleições e explicou a importância do trabalho em equipe para realizar as eleições 2020. “O nosso trabalho consiste em resumir e simplificar a logística das eleições. Através da união dos servidores de zonas  eleitorais de portes diferentes buscamos aglutinar o que é mais importante e indispensável dentro da realização de uma eleição em um processo que vai servir para todas as zonas e, na medida do possível, a gente colocou o dispositivo legal em cada atividade e tarefa para facilitar para quem for executar essa atividade e/ou tarefa. Por exemplo, um servidor que acaba de ingressar nos quadros do TRE Tocantins vai ter um roteiro com as atividades indispensáveis e  o dispositivo legal de cada uma delas”, explicou.

Cronograma

Realizada integralmente por meio de videoconferências, a auditoria interna segue até o próximo 3 de julho e tem como objetivo verificar a conformidade dos processos do SGQ com os requisitos da Norma ISO 9001: 2015 e os requisitos estabelecidos no Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE).

Fazem parte da equipe de auditoria o assessor de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq), José Paiva; o servidor da Aspeq, Heverson Braga (líder da equipe); o chefe da 28° ZE de Miranorte, Rogério de Sousa Miranda; e o servidor da Unidade de Assistência da Qualidade do TRE-GO, Ronan Fantes de Santana.

 

Lília Mara - Ascom - TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido