Oficina de Checagem: TRE-TO fomenta combate à desinformação

Evento realizado pela Agência Lupa contou com a participação de servidores da Justiça Eleitoral e profissionais de imprensa.

Oficina de Checagem: TRE-TO fomenta combate à desinformação

A Justiça Eleitoral do Tocantins reuniu em videoconferência, na tarde desta terça-feira (30/6), cerca de 70 pessoas para uma oficina de checagem com a Agência Lupa. A ação faz parte do programa Democracia Digital e integra o Plano de Combate à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Servidores da Justiça Eleitoral e profissionais de imprensa participaram da oficina e tiveram a chance de conhecer métodos e ferramentas que podem ser usados no processo de checagem da informação e enfrentamento às fake news.

A oficina foi conduzida pelo jornalista Raphael Kapa e pelo diretor de Marketing e Educação da Agência Lupa, Douglas Silveira. Na oportunidade Kapa apresentou um panorama sobre a desinformação, explicou o processo de checagem e destacou o papel dos boots e trolls na criação de debates artificiais na internet, por meio de robôs. O jornalista também ensinou técnicas e indicou instrumentos para a realização do trabalho de conferência da veracidade das informações que circulam nas redes.

Ainda durante a oficina, os participantes receberam dicas sobre como avaliar conteúdos e um alerta sobre o que todo cidadão deve fazer antes de compartilhar uma notícia.

- Leia além da manchete, pois nem sempre o título reflete o conteúdo da notícia;

- Não se precipite. Momentos de tensão são propícios à proliferação de notícias falsas;

- Recebeu uma “notícia” inédita? Exclusiva? Urgente? Antes de repassar, veja se há outros canais de informação comprovando o dado;

- Lembre-se de que fotos podem ser facilmente adulteradas;

- Nem todo áudio é verdadeiro!

- Verifique a data de uma informação. Será que a notícia que recebeu não é velha?

- Duvide de URLs estranhas;

- Cheque a autoria do texto.

Sobre a iniciativa

O programa Democracia Digital foi idealizado pela Agência Lupa, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) com o objetivo de conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais. A ação nacional visa construir uma rede articulada e mobilizada para combater a desinformação no âmbito eleitoral e conta com a participação de públicos estratégicos e o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos em todos os estados brasileiros.

Além da oficina, em cada estado que o programa é desenvolvido, também é realizado um talk show com o tema “Como o combate à crescente onda de desinformação em relação ao novo coronavírus pode ajudar para uma atuação mais estratégica e eficiente nas Eleições 2020?”.

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido