Juiz Federal Adelmar Aires toma posse como juiz substituto no TRE-TO

A cerimônia foi realizada nesta terça-feira, com participação remota do empossando e membros da Corte

.

Em solenidade de posse nesta terça-feira (26/5), o juiz federal Adelmar Aires Pimenta da Silva assumiu o cargo de membro substituto da Corte Eleitoral para o biênio 2020-2022. A cerimônia foi realizada por videoconferência, com participação remota do empossando e membros da Corte.

Ao empossar o magistrado, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Eurípedes Lamounier, destacou a trajetória profissional do juiz federal e a contribuição que ele mais uma vez dará à Justiça Eleitoral do Tocantins. “É uma honra tê-lo mais uma vez neste Colegiado. Sua posição firme, sábia e temperada são marcos de sua passagem neste Regional e certamente se repetirão nos momentos necessários que Vossa Excelência venha a ocupar assentos nesta Corte”, disse Lamounier.

Após prestar o compromisso legal, o empossado agradeceu a acolhida e destacou a satisfação em mais uma vez ocupar uma vaga na Justiça Eleitoral, desta vez como substituto. “Nesta oportunidade agradeço a confiança dos membros do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que me honraram com a escolha para integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, na condição de substituto. Reitero a minha satisfação pessoal e o orgulho de integrar este Tribunal,  responsável  pela concretização da cidadania pela sua mais autêntica expressão que é o exercício do voto. Agradeço a acolhida e estarei à disposição para colaborar com a missão institucional do TRE-TO ”, afirmou.

Na oportunidade, o magistrado foi saudado pelos demais membros da Corte que destacaram sua exitosa participação no período que já atuou como juiz titular do TRE-TO entre os anos de 2017 e 2019.

Acompanharam remotamente a cerimônia, o Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Marco Villas Boas; a Ouvidora Eleitoral, juíza Ana Paula Brandão Brasil; os juízes membros José Márcio da Silveira,  ngela Haonat e Márcio Gonçalves; o procurador eleitoral Álvaro Manzano; o diretor-geral Francisco Cardoso e a secretária judiciária, Regina Bezerra.  

Perfil 

Adelmar Aires Pimenta da Silva é bacharel em Direito pela Fundação Universidade do Tocantins. Exerceu as funções de escrivão judicial da comarca de Ponte Alta do Tocantins (1994-1997); escrivão eleitoral da 26ª Zona Eleitoral (1997); escrivão judicial da comarca de Porto Nacional (1997 a 1998) e escrivão judicial da Comarca de Palmas (1998 a 2002). Foi juiz membro do TRE-TO durante o biênio 2017-2019.

Também exerceu a função de consultor de conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins (2003), atuou como procurador federal, advogado da União, procurador da Fazenda Nacional, juiz de Direito substituto da comarca de Tocantinópolis, juiz de Direito titular da comarca de Ponte Alta do Tocantins, juiz eleitoral da 26ª ZE, juiz federal substituto do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Adelmar ainda foi membro e presidente da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Tocantins; juiz federal titular da Subseção Judiciária de Redenção; juiz federal titular da 4ª e 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins. Exerceu o magistério superior na Faculdade Católica do Tocantins e Faculdade Objetivo lecionando Direito constitucional e Direito Processual.

 

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido