Justiça Eleitoral do Tocantins realiza ação de educação política na Agrotins 2020

Projeto +Mulher +Democracia promoverá o debate sobre a participação política da mulher do campo

Justiça Eleitoral do Tocantins realiza ação de educação política na Agrotins 2020

Buscando promover a educação política da sociedade e despertar a consciência e a importância da participação da mulher na política, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participa da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) com o programa +Mulher +Democracia. A 1ª edição da Agrotins Digital acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio.

Durante a feira, a Justiça Eleitoral disponibilizará aos visitantes um webinar sobre a participação política da mulher do campo, além de vídeos e reportagens sobre a temática. Para acessar o conteúdo, basta conferir a página do Tribunal no site da Agrotins.

Webinar
Com foco na representatividade feminina no agronegócio, o seminário virtual promovido pelo TRE-TO será conduzido pela juíza membro do Tribunal, Angela Haonat, coordenadora do programa +Mulher +Democracia, e contará com a participação da presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica/ABMCJ-TO, Elaine Noleto, e da advogada ambiental e do agronegócio, a pecuarista Vivian Machado.

Vídeos
Os participantes da feira poderão conferir três vídeos institucionais na página do TRE-TO no site da Agrotins. Um deles fala sobre a importância da participação da mulher no processo político e ressalta a força feminina para realizar mudanças. Outro vídeo trata das conquistas femininas ao longo da história, além dos aspectos legais da participação feminina na política, como a existência da cota de candidaturas por gênero. Já o terceiro vídeo traz informações sobre as Eleições Municipais 2020, com detalhamento das principais datas do calendário eleitoral e orientações sobre as exigências legais para concorrer a cargos eletivos e registro de candidaturas.


Também foi disponibilizada a gravação de uma live realizada neste mês de maio pela Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO) como tema “Mulheres na Política: a importância da sua representatividade”. Na live, fomentam o debate a juíza membro, Angela Haonat, e a juiza eleitoral Umbelina Lopes.

“Mesmo em tempos de isolamento social, de forma virtual, buscamos realizar atividades dos programas permanentes do TRE-TO de forma a aproximar a comunidade dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. E nesta ação na Agrotins, por meio do +Mulher +Democracia, entendemos ser uma excelente oportunidade para divulgarmos o projeto, onde estaremos conscientizando as mulheres para o efetivo exercício dos seus direitos e deveres políticos”, destacou a coordenadora da EJE, Kathiene Pimentel.

A feira
Em sua 20ª edição e com o tema “Cerrado Sustentável”, a Agrotins 2020 é considerada a maior feira do ramo na região Norte do país e, em decorrência do isolamento social, este ano acontece com programação 100% digital. O evento é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura.

 

ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido