TRE – TO apresenta boas práticas em saúde e ações de enfrentamento à pandemia de Covid – 19 em videoconferência com CNJ

Videoconferência foi realizada entre os TREs

Fachada do TRE Tocantins

Durante o encontro dos Comitês de Atenção Integral à Saúde da Justiça Eleitoral, realizado na tarde desta quarta-feira (6/5), por meio de videoconferência, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) apresentou as boas práticas adotadas em 2019 para a promoção da saúde dos magistrados e servidores e as ações desenvolvidas frente à pandemia de Covid – 19.

A videoconferência foi conduzida pela presidente do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e de Servidores do Poder Judiciário, a conselheira do CNJ Flávia Pessoa e reuniu os representantes dos comitês de saúde dos 26 TREs brasileiros e Distrito Federal.

Boas práticas

Dentre as boas práticas apresentadas pelo TRE Tocantins, destaque para a modalidade de autogestão do Plano de Saúde ofertado aos servidores, sendo um dos únicos regionais do país a gerenciar o próprio plano; além de ações como a realização de exame médico periódico e execução de um calendário da saúde que envolve atividades da Semana da Saúde, o projeto Sorriso Saudável, ginástica laboral, a realização da Corrida da Justiça e o Programa de Preparação para a Aposentadoria. “O TRE Tocantins é o campeão de realização de exames médicos periódicos. Em 2019 atingimos a marca de 93% de realização dos exames médicos periódicos e nos destacamos dentre os demais regionais porque o serviço médico conhece a situação clínica dos seus servidores, através dos prontuários, a gente sabe quem são os servidores diabéticos, hipertensos e com tireóide. Ter mapeada todas as situações clínicas facilitou na hora das medidas a serem adotadas com relação ao Coronavírus”, explicou a coordenadora médica do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, a médica Mary Freire,

Pandemia

Durante a videoconferência, a médica ainda destacou que desde fevereiro, quando surgiu o primeiro caso de Covid - 19 no Brasil, estão sendo adotadas medidas preventivas no âmbito da Justiça Eleitoral do Tocantins. “A presença de um médico infectologista e o conhecimento do prontuário médico dos servidores favoreceu muito a gente. Também conseguimos nos reunir com o pessoal da área de limpeza para orientá-los com relação a higiene do Tribunal, encaminhamos vídeo de como lavar as mãos e demais orientações e cuidado. Conseguimos fazer uma reunião presencial com todos os servidores da secretaria e também orientação com todos os servidores das zonas eleitorais através de videoconferência”, disse.


A médica ainda destacou que todas as orientações de saúde são adotadas a partir do momento que o servidor ou seu familiar entra em contato com o serviço médico. “Fazemos todo acompanhamento, e nos casos suspeitos realizamos o monitoramento, solicitamos os exames e fazemos o isolamento social. Até o momento não temos nenhum caso de servidor ou familiar com Covid confirmada no Tribunal. Se aparecer o serviço médico vai monitorar de perto, inclusive, se alguém precisar de internação aqui em Palmas vamos fazer o acompanhamento dessas internações. Se for servidor do interior, vamos monitorar e intervir e se for preciso fazer a remoção e acompanhar de perto. Todos esses procedimentos foram muito elogiados durante a videoconferência”, avaliou Mary Freire.

Rede


A Rede de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário é constituída pelo Comitê Gestor Nacional e Comitês Gestores Locais, nos termos dos arts. 8º, 9º e 11º da Resolução CNJ n. 207/2015, a qual instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.

 

Lília Mara - Ascom - TRE - TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido