Dia Mundial da Água: Justiça Eleitoral do Tocantins economiza mais de R$ 21 mil com mudanças de comportamento no consumo

Dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água e a Justiça Eleitoral do Tocantins comemora a data com importantes resultados para a promoção da sustentabilidade. Em 2019, o consumo de água no Regional teve redução de 18% em relação a 2017 e gerou mais de R$ 21 mil em economia aos cofres públicos.

Substituição de torneiras, reparos em vazamentos e infiltrações e o monitoramento contínuo do consumo nas zonas eleitorais contribuíram para evitar desperdícios. Foi o que aconteceu na 35ª Zona Eleitoral de Novo Acordo, onde pequenas mudanças na rotina de limpeza e cuidados com a grama permitiram que o consumo de água passasse de 81m³ em 2017 para 7m³ em 2019. “A limpeza geral é feita uma vez ao mês, quando lavamos vidros e fazemos a higienização externa também; e regulamos o horário para regar a grama, sem deixar as mangueiras derramando água por muito tempo. Com essas e outras medidas, conseguimos reduzir o consumo em 91%”, explicou Maria Erlene Dias, chefe de cartório da 35 ZE de Novo Acordo. A referida   zona eleitoral  mais economizou água em 2019, seguida por Pedro Afonso (24ª ZE) e Paranã (18ª ZE).

De acordo com o relatório de Desempenho Socioambiental do Tribunal, em 2019 o consumo de água no TRE Tocantins registrou queda pelo terceiro ano consecutivo. No geral, o volume consumido caiu 18% em relação ao ano de 2017 - 1.709 m³ a menos, que corresponde a economia estimada em R$ 21.189,07. “A redução no consumo de água se deve principalmente pela troca das torneiras dos banheiros por temporizadas, pela manutenção regular das instalações hidráulicas evitando vazamentos e pelo engajamento dos servidores para as questões voltadas para a sustentabilidade”, ressaltou a servidora Wagna Cristiane, coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental do TRE – TO.

Sobre a data

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 com o objetivo de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água.

Confira algumas dicas para um consumo consciente de água:

1.Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Economia de 13,5 litros penas dois minutos.

2. Tome banhos curtos.

3. Evite duchas de alta pressão. Um banho de 10 minutos em um chuveiro com vazão de 30 litros por minuto gasta 300 litros de água.

4. Adote dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras, restritor de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios.

5. Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas - uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

Lília Mara (ASCOM/TRE-TO)