Eleições 2018

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou no Diário da Justiça Eleitoral (DJE) de 02 de fevereiro de 2018, a Resolução TSE nº  23.553/2018, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatos e sobre a prestação de contas nas eleições.

As informações sobre as Eleições de 2018 - Calendário Eleitoral, Normas e documentações, Pesquisas eleitorais, Portal do Mesário e outras, encontram-se disponíveis no menu Eleitor e eleições, Eleições 2018. 

Acesse acima os vídeos do Momento Eleitoral EJE/TSE, abordando diversos temas relativos às Eleições 2018.

Confira também os vídeos do Conexão Eleitoral/TSE, programa editado em formato de revista eletrônica, trazendo as principais decisões e ações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O programa também abre espaço para tirar dúvidas do eleitor e apresentar curiosidades sobre a Justiça Eleitoral, com quadros especiais e entrevistas em estúdio.

Para as Eleições 2018, o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou ainda:

Código Eleitoral Anotado e legislação complementar - 13ª Edição - 2018

Instruções do Tribunal Superior Eleitoral - Eleições 2018 #vempraurna

Prestação de Contas Eleitorais - Eleições 2018 - curso na modalidade a distância

 

 

Confira os vídeos do Conexão Eleitoral/TSE, programa editado em formato de revista eletrônica, trazendo as principais decisões e ações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O programa também abre espaço para tirar dúvidas do eleitor e apresentar curiosidades sobre a Justiça Eleitoral, com quadros especiais e entrevistas em estúdio.

Conexão Eleitoral mostra como os eleitores mais jovens ganharam o direito ao voto

Você vai ver no Conexão Eleitoral como funciona uma eleição comunitária. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal, contou com urnas eletrônicas e todo o aparato da Justiça Eleitoral em sua última disputa de cargos.

Veja também como o TSE trabalha para facilitar a vida da pessoa com deficiência. As adaptações alcançam até mesmo as instalações do edifício sede do Tribunal, que mantém uma comissão permanente para cuidar dos interesses dessas pessoas.

E no quadro “Entrou para História” vamos mostrar como os jovens com mais de dezesseis anos conquistaram o direito de votar.

Conexão Eleitoral vai mostrar detalhes da prestação de contas de partidos e candidatos

Você vai ver no Conexão Eleitoral desta semana que 73% dos candidatos que concorreram das Eleições 2018 prestaram contas à Justiça Eleitoral. Veja também como o TSE julgou processos sobre notícias falsas.

E no quadro Entrou para História veja detalhes sobre a obrigatoriedade do voto no Brasil.

Conexão Eleitoral faz um balanço do segundo turno das Eleições 2018

Confira neste Conexão Eleitoral como foi a apuração dos votos na eleição para presidência da República que elegeu Jair Bolsonaro. Veja também que a comitiva da OEA que acompanhou as eleições concluiu que os brasileiros elegeram presidente de forma pacífica e democrática.

E ainda: presidente do TSE, ministra Rosa Weber e presidente do STF, ministro Dias Toffoli, reafirmam a segurança do processo eleitoral.

Presidente do TSE reafirma segurança da urna eletrônica

Você vai ver no Conexão Eleitoral desta semana que a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, garantiu mais uma vez a segurança do sistema eletrônico de votação e ressaltou o trabalho do tribunal no combate às notícias falsas.

Veja também que foi reativado o Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições e que a Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar nove pessoas suspeitas de crimes eleitorais na internet.

E ainda: veja os documentos necessários para votar tranquilamente neste segundo turno.

Conexão Eleitoral traz o balanço do primeiro turno das Eleições 2018

A definição do novo presidente da República e de governadores de treze estados e do Distrito Federal ficou para o dia 28 de outubro.

Você vai ver também que a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, fez um balanço positivo do primeiro turno das eleições. E ainda: os resultados dos referendos feitos no dia 07 de outubro.

TSE preparado para as Eleições 2018

O Conexão Eleitoral desta semana vai mostrar como funciona o Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições. Você também vai saber tudo sobre os aplicativos lançados pela Justiça Eleitoral para facilitar a vida do eleitor.

E ainda: como identificar a boca de urna, uma prática proibida pela legislação eleitoral.

O trabalho da Justiça Eleitoral para preparar as eleições

Este Conexão Eleitoral vai mostrar como o uso da tecnologia permite a divulgação rápida dos resultados da votação.

Você também vai ver que os mesários recebem treinamento específico para as eleições. E ainda: saiba como vai ser a votação dos mais de 500 mil brasileiros que moram fora do país.

Candidatos não podem ser presos perto do dia da votação

O Conexão Eleitoral desta semana vai mostrar como ficam as prisões de candidatos e eleitores nos dias que antecedem as eleições. Você também vai conhecer as novidades da Justiça Eleitoral para as eleições deste ano.

E ainda vai saber que as mulheres são maioria no eleitorado brasileiro.

Conexão Eleitoral fala sobre crimes eleitorais

Este Conexão Eleitoral vai mostrar quais são os crimes eleitorais previstos em lei. Veja como combater essas condutas.

Você também vai ver os critérios para a eleição de deputados federais, estaduais e distritais. Nas eleições de outubro, 27.151 pessoas vão ser escolhidas para esses cargos por meio de eleição proporcional, que vincula o voto do candidato à coligação a que ele pertence.

E ainda: veja o que candidatos e partidos podem e não podem fazer nas campanhas eleitorais.

TSE julga registros de candidatos à Presidência

Confira os candidatos à Presidência da República que tiveram os registros aprovados para as Eleições 2018.

Você também vai ver que quem solicitou o voto em trânsito já pode consultar o local de votação.

E ainda: conheça a tecnologia que guarda os votos em caso de substituição da urna eletrônica.

Começa propaganda eleitoral no rádio e na televisão

O Conexão Eleitoral vai mostrar as regras para o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Você também vai ver os cuidados necessários na hora da divulgação de pesquisas de intenção de votos.

E ainda: Justiça Eleitoral define metas para 2019.

TSE empenhado na realização das Eleições 2018

Este Conexão Eleitoral vai mostrar as regras para os debates eleitorais no rádio e na televisão.

Você também vai saber tudo sobre a audiência pública que tratou do plano de mídia para as eleições presidenciais. E ainda como ficou a distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para as Eleições 2018.

Definida ordem de exibição da propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a Presidente da República

O Conexão Eleitoral mostra as regras para os debates eleitorais no rádio e na televisão. Você também vai saber tudo sobre a audiência pública que tratou do plano de mídia para as eleições presidenciais.

E ainda como ficou a distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para as Eleições 2018.

Ministra Rosa Weber é a nova presidente do TSE

Este Conexão Eleitoral mostra a solenidade de posse da ministra Rosa Weber como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Ela é a primeira mulher a conduzir uma eleição geral no país. Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Jorge Mussi também foram empossados, respectivamente, como vice-presidente, ministro efetivo e corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

Você também vai saber tudo sobre os registros dos candidatos que pretendem disputar as Eleições Gerais de outubro. 

TSE tira dúvidas sobre urna eletrônica

O Conexão Eleitoral vai mostrar a palestra promovida pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino, para tirar dúvidas sobre o sistema eletrônico de votação. Confira os mitos e verdades sobre a urna eletrônica.

Veja também as condutas vedadas aos agentes públicos em ano de eleições. E a decisão dos ministros do TSE, Luiz Fux e Rosa Weber, que autorizaram a veiculação de campanhas institucionais sobre vacinação, aleitamento materno e semana da pátria nos próximos meses.

O programa vai falar ainda sobre a Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) que virá ao Brasil acompanhar as eleições gerais de outubro. 

A tecnologia desenvolvida pela Justiça Eleitoral para impedir fraudes

Este Conexão Eleitoral mostra como a Justiça Eleitoral se prepara para garantir uma eleição segura. O programa fala sobre o recadastramento biométrico, que começou em 2008 e do investimento na tecnologia. Em 2014, a Justiça Eleitoral começou a usar um sistema que permite a comparação de milhões de digitais em um segundo. Veja também os detalhes sobre a realização de eleições suplementares e plebiscitos no mesmo dia das Eleições Gerais.

Eleições suplementares: quando e por quê?

O Conexão Eleitoral mostra os motivos que levam à realização de uma eleição suplementar. O último grande pleito neste modelo ocorreu no Tocantins, no mês de junho, quando eleitores foram às urnas – em dois turnos – para eleger um novo governador, em virtude da cassação do anterior chefe do executivo estadual e de sua vice.

O programa vai tratar também da proibição imposta aos pré-candidatos que são apresentadores de rádio ou televisão, de permanecerem no cargo durante o período de campanha. E ainda: o reforço que o Tribunal Superior Eleitoral recebe com o retorno do ministro Marco Aurélio para mais um mandato na corte.

TSE promove seminário internacional sobre Fake News

Este Conexão Eleitoral mostra como a Justiça Eleitoral se prepara para enfrentar a disseminação de notícias falsas neste ano de eleições. Na sede do Tribunal Superior Eleitoral, o assunto foi amplamente debatido entre autoridades do Brasil e da União Europeia, durante o Seminário Internacional Fake News: Experiências e Desafios. O tema também foi discutido no 6º Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, que levou à Curitiba, no Paraná, os maiores especialistas do país na área eleitoral.

Na mesma edição, todos os detalhes sobre os financiamentos de campanhas políticas. Destaque para o Fundo Especial e também para os financiamentos coletivos, com a possibilidade de arrecadação de dinheiro por meio das vaquinhas virtuais.

TSE lança cartilha sobre propaganda eleitoral

O Conexão Eleitoral mostra a cartilha interativa sobre propaganda eleitoral na Internet lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Você vai ver o que pode ou não ser feito durante a campanha deste ano. O material está disponível nas redes sociais do TSE.

Confira como foi o quinto e último Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas, realizado pela Justiça Eleitoral. Nós vamos mostrar os testes feitos em Santa Catarina. E no quadro Regras Eleitorais, veja como deve ser divulgada uma pesquisa de intenção de voto.

Justiça Eleitoral estria novo programa

No programa de estreia, o Conexão Eleitoral mostra uma reportagem especial sobre fake news e o acordo firmado pelo TSE com dez partidos políticos para evitar a disseminação de notícias falsas nas Eleições Gerais deste ano.

Destaque também para a auditoria em tempo real, que será realizada pela primeira vez em um pleito brasileiro. Urnas eletrônicas serão sorteadas e testadas uma hora antes da votação do dia 7 de outubro.

Veja também como está a movimentação no Tocantins para a realização do segundo turno das eleições suplementares para o governo do estado. As quase 5 mil urnas eletrônicas estão sendo preparadas novamente para o pleito do dia 24 de junho.

Confira os vídeos do Momento Eleitoral EJE/TSE, abordando diversos temas.

O acervo conta, dentre outros, com os seguintes temas aplicáveis às Eleições 2018:

Momento Eleitoral nº 46 - Propaganda na Internet - Maurício Chiaramonte

Momento Eleitoral nº 45 - Crimes Eleitorais - Eilzon Almeida

Momento Eleitoral nº 44 - Impulsionamento eletrônico - Luis Victor Tebar Donegá

Momento Eleitoral nº 43 - Recursos em matéria de registro de candidatura - Fernando Alencastro

Momento Eleitoral nº 42 - Inelegibilidades – Eilzon Almeida

Momento Eleitoral nº 41 - O voto no sistema proporcinal - Polianna Pereira dos Santos

Momento Eleitoral nº 40 - Abuso do poder midiático nas Campanhas Eleitorais – Lília Fernandes

Momento Eleitoral nº 39 - Cotas de gênero e pessoas trans - Polianna Pereira dos Santos

Momento Eleitoral nº 38 - Corrupção Eleitoral - Ingrid Reale

Momento Eleitoral nº 37 - Inclusão feminina na política - Juliana Deléo

Momento Eleitoral nº 36 - Filiação Partidária - Leonardo Fonseca

Momento Eleitoral nº 35 - Regras para o debate eleitoral - Cleber Schumann

Momento Eleitoral nº 34 - Limite de gastos nas campanhas eleitorais - Lília Fernandes

Momento Eleitoral nº 33 - Pesquisas Eleitorais - Ingrid Reale

Momento Eleitoral nº 32 - Identidade Civil Nacional - Giuseppe Janino

Momento Eleitoral nº 31 - Mesário - Thayanne Fonseca

Momento Eleitoral nº 30 - Candidaturas avulsas - Leonardo Fonseca

Momento Eleitoral nº 29 - Convenções partidárias – Juliana Deléo Rodrigues

Momento Eleitoral nº 28 - Papel do debate eleitoral - Cleber Schumann

Momento Eleitoral nº 27 - Mitos e verdades sobre a urna eletrônica – Giuseppe Janino

Momento Eleitoral nº 26 - Treinamento mesários Eleições 2018 – Thayanne Fonseca

Momento Eleitoral nº 25 - Captação ilícita de votos – Fernanda Lage

Momento Eleitoral nº 24 - Voto em trânsito – Thiago Fini

Momento Eleitoral nº 23 - Transferência temporária de eleitores - Thiago Fini

Momento Eleitoral nº 22 - Alteração do nome de partido político – Fernando Alencastro

Momento Eleitoral nº 21 - Propaganda Eleitoral - Fernanda Lage

Momento Eleitoral nº 20 - Regras Eleição 2018 - Sergio Ricardo

Momento Eleitoral nº 19 - Instruções Eleições 2018 – Sérgio Ricardo

Momento Eleitoral nº 18 - Fidelidade Partidária - Daniel Falcão

Momento Eleitoral Nº 17 - Cláusula de barreira - Daniel Falcão

Momento Eleitoral Nº 16 - Arrecadação Coletiva - Fernando Alencastro

Momento Eleitoral Nº 15 - Declaração retificadora para fins eleitorais - Marco Carvalhedo

Momento Eleitoral Nº 14 - Propaganda eleitoral - Marilda Silveira

Momento eleitoral nº 13 – Abuso do Poder Político e Econômico nas Eleições – Fernando Mello

Momento eleitoral nº 12 – Candidatura avulsa – Cleber Schumann

Momento eleitoral nº 11 – Candidato ficha suja – Lília Fernandes

Momento eleitoral nº 10 – Período eleitoral – Eilzon Almeida

Momento eleitoral nº 9 – Abuso do poder econômico - Fernando Mello

Momento eleitoral nº 8 – Autofinanciamento - Marilda Silveira

Momento eleitoral nº 7 – Pesquisas Eleitorais - Fernando Alencastro

Momento eleitoral nº 6 – Propaganda Eleitoral - Marcos Carvalhedo

Momento eleitoral nº 5 – Filiação partidária – Cleber Schumann

Momento eleitoral nº 4 – Ações eleitorais – Lília Fernandes

Momento eleitoral nº 3 – Condutas vedadas – Eilzon Almeida

Momento eleitoral nº 2 – Candidato sub judice – Marilda Silveira

Momento Eleitoral nº 1: Fake News – Ministro Luiz Fux