ESPAÇO MEMÓRIA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO TOCANTINS

CRIAÇÃO

Resolução TRE-TO nº 328, de 16 de Junho de 2015. Dispõe sobre a criação do Espaço memória do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. 

ORIGEM

Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação Coordenadoria de Gestão da Informação Seção de Biblioteca e Arquivo 

HISTÓRICO

Teve início em 2002, pela então Seção de Biblioteca, Editoração e Arquivo, através de memorando e com exposição de algumas peças, em frente ao hall da Biblioteca, visando sensibilizar sobre a importância da preservação da memória e da necessidade de criação de um centro de memória no TRE. 
Em 17/09/2014 foi apresentado em reunião um projeto de criação do centro de memória, com desenhos elaborados pela Seção de Engenharia, Arquitetura, Projetos e Obras- SEAPO. O Diretor-Geral, José Machado dos Santos, autorizou a disponibilização de um espaço na entrada principal da Sede do Tribunal, com móveis planejados, adaptados ao ambiente. 

E no dia 16 de junho de 2015, foi criado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, o Espaço Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, através da Resolução TRE-TO nº 328, de 16 de Junho de 2015. 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Espaço Memória da Justiça Eleitoral do Tocantins funciona de segunda a sexta-feira, das 11 às 18 horas, com exposição permanente. 

ACERVO

O acervo é composto por objetos, mobiliário antigo, que comparam o primeiro Pleno, objetos, equipamentos antigos, urnas eletrônicas, réplica da urna de madeira, leitor de micro fichas, títulos eleitorais, diplomas, livros de inscrição eleitoral de 1950, com inclusive já aparecia à luta pelo desmembramento do Estado de Goiás, através de carimbos com a inscrição: “Viva o Estado do Tocantins”. 

Entre os documentos históricos, estão expostos: a primeira ata de posse dos membros da Corte, Ata original de instalação do TRE, primeiro processo que deu origem a criação das zonas eleitorais. 

ESPAÇO MEMÓRIA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO TOCANTINS

IMAGEM 1

IMAGEM 2