Programa de Gestão

O Programa de Gestão é a priorização dos projetos/iniciativas estratégicas que serão executados na gestão. Ele é alinhado aos objetivos estratégicos estabelecidos no Planejamento Estratégico Institucional tendo em vista que o principal objetivo da organização é o alcance da sua visão que é "Ser modelo de excelência na gestão do processo eleitoral e na educação política da sociedade".

A execução do Programa de Gestão é acompanhada pelo Escritório Corporativo de Projetos (ECP) que submete ao Comitê Gestor de Planejamento Estratégico e Governança de TIC (COGETIC) os resultados alcançados nas Reuniões de Análise da Estratégia (RAE's).

Os resultados podem ser conferidos nas Atas das RAE's.

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Biênio 2019-2021 | Presidente Desemb. Eurípedes Lamounier

Período | Julho/2019 a Junho/2021

→ Programa de Gestão 2019-2021 (pdf)

 Seguem os Projetos Estratégicos aprovados para o biênio:

 

PROJETOS ESTRATÉGICOS

FINALIDADE

UNIDADE RESPONSÁVEL

1

+ Mulher + Democracia

Despertar a consciência e a importância da participação efetiva da mulher na política.
Além disso, visa fortalecer a visão estratégica da instituição para a Educação Política da Sociedade e aproximar a comunidade dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral, além de conscientizar as mulheres para o efetivo exercício dos seus direitos e deveres políticos.

EJE

2

Inclusão Sociopolítica das Comunidades Indígenas

O projeto visa construir instrumentos de efetivação plena dos direitos de cidadania dos povos indígenas.

EJE

3

Agentes da Democracia - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro

Levar educação política e inclusão sociopolítica à sociedade, por meio de programa permanente do TRE-TO.

EJE

4

Atendimento on-line ao Eleitor Cidadão

Implementar tecnologia de atendimento ao eleitor pela internet.

CRE/STI

5

Programa TRE Itinerante

Fornecer atendimento itinerante de emissão e regularização do título eleitoral.

STI

6

Reformas dos Cartórios Eleitorais de Araguaína, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Guaraí, Miranorte, Paraíso e Taguatinga

Proporcionar instalações adequadas aos servidores e usuários da Justiça Eleitoral.

SADOR

7

Núcleo de apoio processual ao 1° Grau 

Promover a otimização da força de trabalho para análise processual com ênfase nos processos oriundos de ilícitos eleitorais que possam importar na perda de mandato eletivo, cassação de registro ou cassação de diploma.

SGP/SJI

8

Implantação do PJe nas Zonas Eleitorais

Propiciar maior racionalidade pela adoção de uma única plataforma para o processo judicial eletrônico no 1º grau de jurisdição da Justiça Eleitoral.

CRE/STI

9

Gestão de recursos para Eleições (Melhorias no Sistema SGIE - Módulo Recursos)

Implementar melhorias no Sistema SGIE – Módulo Recursos, com vistas a integrar as informações pertinentes aos materiais utilizados no processo eleitoral.

SADOR/STI

10

Teletrabalho no TRE/TO (Implantação do teletrabalho no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins)

Promover a celeridade na tramitação dos processos, além de permitir que servidores da secretaria e de outras zonas eleitorais prestem apoio remoto na análise processual.

SGP

11

Compilação de legislação aplicável ao processo eleitoral (Livro de Normas Eleitorais e Cartilhas Temáticas)

1. Elaboração do livro de normas eleitorais -  Publicar os normativos que regem o processo eleitoral de 2020, em uma obra compilada.
2. Elaboração das Cartilhas Temáticas para o pleito 2020 ( Registro de Candidaturas, Propaganda Eleitoral, Ações e representações e Crimes Eleitorais).

SJI

12

Painel de gestão das Eleições

Desenvolver painel de controle para gestão das Eleições, para acompanhamento detalhado e de forma automática (on line) de todos os processos, custos, esforços e atividades que permeiam a eleição.

STI

13

Plano de Combate à Desinformação

1. Combater a desinformação e regulamentar a gestão de crises.
2. Prevenir a desinformação, relacionada a confiabilidade das Urnas Eletrônicas.
3. Desenvolver maior confiabilidade do sistema eletrônico de votação.

ASCOM

14

Painel de Bordo com Dados abertos

1. Construção de painel de bordo do TRE, com informações gerenciais e em tempo real, com vistas a atender as demandas das unidades internas e externas. Painel de Bordo, que ficará disponível na internet, contará com as principais informações/números do TRE-TO. Isso permitirá maior controle social das atividades do TRETO, de modo simplificado, facilitado e resumido.
2. Dados abertos - Elaborar procedimentos para aprimorar a disponibilidade da informação, fortalecendo a transparência e gerando conhecimento contínuo.

ASPLAN-DG

STI

15

Eleições Municipais 2020

Planejar, executar e avaliar as Eleições Municipais 2020.

ASPEQ

16

Jornada Eleitoral

Capacitar servidores, magistrados e comunidade em geral em temas relacionados ao Direito Eleitoral.

EJE

17

Gestão da força de trabalho (Implantar modelo de dimensionamento da força de trabalho, alinhada à metodologia a ser adotada pelo TSE/UNB, com as adequações necessárias no modelo apresentado pela UFPA)

Determinar e acompanhar a capacidade produtiva das Unidades Organizacionais do Tribunal.
Detectar o quantitativo estimado de pessoas para realizar determinado conjunto de entregas por Unidade.

SGP

18

Modelo de avaliação de desempenho.

Implementar piloto de avaliação de desempenho.

SGP

19

Programa Qualidade de Vida 2019-2021

1. Desenvolver Programa de Saúde Biopsicossocial no Trabalho, referenciado pelo PROART.
Promover ações empáticas, diretrizes e procedimentos voltados ao equilíbrio da saúde biopsicossocial dos trabalhadores, incentivando práticas organizacionais humanizadas na instituição em consonância com a missão do Judiciário.
2. Desenvolver Programa de Combate à Obesidade e ao Sedentarismo.
3. Realizar a Semana Cultural
4. Realizar o 4º Ciclo do Programa de Preparação da Aposentadoria.

SGP

20

Gestão do Conhecimento por Trilhas

Desenvolver e disponibilizar trilhas de conhecimento no ambiente EAD do TRE para os colaboradores do processo eleitoral, por área de atuação, mediante levantamento das atividades desenvolvidas por grupos de colaboradores no processo eleitoral, sob a ótica dos Cartórios Eleitorais.

SGP

21

Implantação de usina central de geração de energia fotovoltaica.

Implementar soluções que tragam eficiência energética às edificações.

SADOR

22

Programa de Logística Sustentável 2019-2021

  1. Almoxarifado Eficiente
    O projeto tem como objetivo reduzir os itens de consumo do Almoxarifado para  racionalizar os espaços, reduzir o desperdício, economizar recursos financeiros e ambiental.
  2. Desafio Sustentável - PLS nas Zonas Eleitorais.
    Conscientizar os servidores das zonas eleitorais e colaboradores sobre uso racional dos recursos, redução do consumo e eficiência dos processos de trabalho.
  3. Elaborar o Plano de Gestão de resíduos.
  4. Melhorar a gestão de resíduos sólidos provenientes das atividades do  Tribunal, normalizando os procedimentos operacionais de gerenciamento de resíduos, para orientar os procedimentos de manejo deste desde a geração até a sua disposição final, de acordo com a legislação vigente.
  5. Doação dos livros em desuso e deteriorados.
    Doação dos livros que estão em desuso por estarem ultrapassados.
  6. Eleições sem sujeira.

NUGES

 

23

Otimização do pagamento de auxílio-alimentação aos mesários e pessoal de apoio nas Eleições 2020 

Expandir para todas as Zonas Eleitorais o pagamento de auxílio-alimentação aos mesários e pessoal de apoio por meio de ordem bancária, com vistas a otimizar os trabalhos e resguardar a segurança dos servidores dos cartórios eleitorais.

SADOR

24

Reformulação da Intranet com Criação da Central de Comunicação.

Reestruturar o layout da intranet para aprimorar o fluxo de informações e distribuição do conteúdo disponibilizado.

 ASCOM

25

Programa de Gestão da Qualidade 2019-2021

1. Manter as certificações ISO 9001:2015 e Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE) do Sistema de Gestão da Qualidade.
2. Implantar o Modelo de Excelência no atendimento ao eleitor nas zonas eleitorais.
3. Fomentar o cumprimento dos requisitos cobrados no Prêmio CNJ de Qualidade.

ASPEQ

26

Elaborar o Planejamento Estratégico Institucional 2021-2026

Elaborar o Planejamento Estratégico Institucional 2021-2026 seguindo as diretrizes estratégicas do Poder Judiciário e da Justiça Eleitoral.

ASPLAN-DG

 

  

Fonte: Assessoria de Planejamento e Gestão da Diretoria Geral

 

 

Biênio Período Documento Aprovado Execução

Biênio 2017-2019

Presidente:

Desemb. Marco Villas Boas

Julho/2017 a Junho/2019

→ Programa de Gestão 2017-2019

→ Relatório da Gestão 2017-2019

→  Relatório final de execução

Biênio 2015-2017

Presidente:

Desemb. Ângela Prudente

Julho/2015 a Junho/2017 → Programa de Gestão 2015-2017

→ Relatório da Gestão 2015-2017

→ Relatório final de execução

Biênio 2013-2015

Presidente:

Desemb. Jacqueline Adorno

Julho/2013 a Junho/2015

 → Relatório da Gestão 2013-2015

 

Fonte: Assessoria de Planejamento e Gestão da Diretoria Geral