Escritório Corporativo de Projetos

O Acompanahamento dos Programas, Projetos e Iniciativas Estratégicas do TRE-TO pode ser realizado através dos links a seguir.

- PÁGINA DO PROGRAMA DE GESTÃO

- PROGRAMA DE GESTÃO 2023 - 2025 (PDF)

- PAINEL DE ACOMPANHAMENTO DE PROGRAMAS, PROJETOS E INICIATIVAS ESTRATÉGICAS (QLIK SENSE)

A gestão do presidente deste Tribunal é bianual, assim a cada início de gestão são priorizados os projetos estratégicos institucionais no Programa de Gestão. Ele é alinhado aos objetivos estratégicos estabelecidos no Planejamento Estratégico Institucional tendo em vista que o principal objetivo da organização é o alcance da sua visão que é " Ser modelo de excelência na gestão do processo eleitoral e na educação política da sociedade" .

A execução do Programa de Gestão é acompanhada pelo Escritório Corporativo de Projetos (ECP) que submete ao Comitê Gestor de Planejamento Estratégico e Governança de TIC (COGETIC) os resultados alcançados nas Reuniões de Análise da Estratégia (RAE's).

O Escritório Corporativo de Projetos (ECP) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins é uma unidade de gerenciamento de projetos localizado na Assessoria de Planejamento e Gestão da Diretoria Geral (ASPLAN-DG). Ele foi instituído pela Portaria n° 497 (formato PDF), em dezembro de 2011, para facilitar a elaboração, execução e controle dos projetos, disseminando a cultura de gerenciamento de projetos dentro da organização.

Fonte: ASPLAN-DG

METODOLOGIA

A Metodologia de Gerenciamento de Projetos é um guia para orientar a condução dos projetos dentro do TRE-TO, possibilitando: padronização de procedimentos e práticas; estabelecimento de linguagem comum; diminuição de custos e aumento de produtividade; redução de riscos operacionais; melhor distribuição de informações sobre o projeto; e compartilhamento de lições aprendidas sobre projetos anteriores.

Em 2016 a metodologia foi atualizada e aprovada pela Portaria DG n. 39/2016

Clique para fazer download da METODOLOGIA.

____________________________________________________________________________________________________

COMPETÊNCIA

Nos termos do Art. 3° da Portaria n° 497/2011 da Presidência do TRE-TO, compete ao ECP:

I – orientar na implantação de uma metodologia de gestão de projetos a ser utilizada no Tribunal;

II - manter atualizada a metodologia de gerenciamento dos projetos;

III – zelar pela padronização e regulamentação dos documentos, formulários e procedimentos relativos à gestão de projetos;

IV – elaborar e gerenciar a carteira de projetos;

V – revisar os documentos de iniciação, planejamento e encerramento dos projetos e submetê-los ao Comitê Executivo (COMEX);

VI – apresentar ao Comitê Executivo relatórios periódicos sobre o desempenho dos projetos;

VII – consolidar e divulgar informações sobre o desempenho dos projetos;

VIII - prestar apoio e assessoramento técnico aos gerentes e equipes de projetos;

IX – propor ações de capacitação para o desenvolvimento das competências em gerenciamento de projetos;

X - orientar a utilização das ferramentas de gestão de projetos;

XI – organizar, coordenar e divulgar o banco de lições aprendidas e de melhores práticas de gerenciamento de projetos;

XII - monitorar e controlar a implementação das decisões do COMEX, referente ao gerenciamento de projetos.

Uma das características do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins é a busca contínua pela melhoria na elaboração e execução da estraté-gia. Para tanto, foram desenvolvidos mecanismos de desdobramento da estratégia que contemplam o nível estratégico, tático e operacional. Em nível estratégico o TRE-TO tem o Planejamento Es-tratégico Institucional. No nível tático estão instituídos os planos estratégicos das unidades, caso seja exigência legal e o Programa de Gestão do biênio. O nível tático/operacional contempla o desdobramento da estratégia em iniciativas e ações que irão contribuir para o alcance dos objetivos estra-tégicos. São sistematizados no Planos Diretores das Unidades, no Planejamento das Eleições e no Plano de Logística Sustentável. Nos Planos Operacionais são executadas as ações tra-çadas pelo nível tático e também visam atingir os obje-tivos e as metas estratégicas. É nesse nível que as uni-dades executam os projetos e ações constantes dos respectivos planos setoriais e, ainda, processos mapea-dos pelo Sistema de Gestão da Qualidade.

PORTFÓLIO DE PROJETOS DO TRE-TO: Programa e Planos

- PÁGINA DO PROGRAMA DE GESTÃO

- PROGRAMA DE GESTÃO 2021 - 2023 (PDF)

- PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2021 - 2023 (PDF)

- PLANO DIRETOR DE GESTÃO DE PESSOAS 2021 - 2023 (PDF)

- PLANO DIRETOR JUDICIÁRIO 2021 - 2023 (PDF)

- PLANO DE AÇÃO 2022 DO PLS 2021 - 2026 (PDF)

- PAINEL DOS PROJETOS E INICIATIVAS ESTRATÉGICAS (QLIK SENSE)