Desembargadora Ângela Prudente apresenta projeto da Ouvidoria integrada à Conciliação e Mediação

Desembargadora Ângela Prudente apresenta projeto da Ouvidoria integrada à Conciliação e Mediação

Encontro dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e Ouvidora Judiciária do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, participou nesta sexta-feira (26/8) do I Encontro dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc´s), no auditório do Tribunal de Justiça. Durante o evento, realizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Poder Judiciário do Tocantins, a magistrada falou sobre os trabalhos da Ouvidoria e apresentou o projeto “Ouvidoria Judiciária integrada à Conciliação e Mediação”.  

“Elaboramos este projeto em vanguarda da propositura da ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça. Tamanha sua relevância, que a Ouvidoria do CNJ, em julho desse ano lançou uma inciativa, em conjunto com os tribunais de justiça do país, para que Ouvidorias Judiciárias sejam Agentes Potencializadores da Conciliação e Mediação”, ressaltou a desembargadora Ângela Prudente.  

A Ouvidora Judiciária explicou que o projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Nupemec e Cejusc’s e vislumbra um tratamento mais sistêmico e efetivo da demanda, envolvendo a conciliação e mediação. “A nossa intenção é fazer com que a Ouvidoria possa instigar o cidadão a liquidar o conflito de maneira mais rápida e simples”, afirmou.

A abertura do evento contou com as presenças do presidente do TJTO, desembargador Ronaldo Eurípedes, da coordenadora do Nupemec, juíza Umbelina Lopes Pereira, juízes coordenadores de Cejusc´s no Estado, conciliadores e mediadores judiciais. Também participou do evento o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense - Esmat.

Além da desembargadora Ângela Prudente, outros palestrantes trouxeram suas experiências para relatar e discutir com os participantes do encontro, a juíza Vanessa Aufiero da Rocha, titular da 2ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Vicente – SP; o juiz-coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Goiás Paulo César Alves das Neves e Juliana Loss de Andrade, professora de Negociação, Mediação e Arbitragem do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e coordenadora técnica do Núcleo de Mediação da Fundação Getúlio Vargas.

Padronização

Segundo a coordenadora do Nupemec Tocantins, a realização do I Encontro dos Cejusc´s surgiu da necessidade de padronização de rotinas, o que contribuirá para o aperfeiçoamento de magistrados e conciliadores. Para a juíza, “o Tocantins está construindo um novo modelo de Justiça em busca da pacificação da sociedade”.

Universidades

Durante o encontro o presidente do Tribunal de Justiça celebrou acordo de cooperação com a Universidade do Tocantins (Unitins), representado pela reitora Elizângela Glória Cardoso, o Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo (IEPO), representado pelo seu diretor Ronaldo Roberto Filho, e com o Centro Universitário UnirG, representado pela professora Verônica Silva Prado Disconzi, coordenadora de práticas Jurídicas da entidade.

O objetivo do acordo é a realização de um curso de extensão/formação de conciliadores e mediadores judiciais, estágio nos Centros Judiciais de Solução de Conflito (Cejusc), e círculo de Justiça Restaurativa, que propiciará ao aluno o desenvolvimento de atividades práticas relativas à sua área de formação, possibilitando o conhecimento técnico e intelectual, contemplando a possibilidade de instalação de um Cejusc em cada unidade educacional.

 

Com informações Luiz Pires - Cecom/TJTO

Fotos: Rondinelli Ribeiro - Cecom/TJTO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido