Dados consolidados sobre prestação de contas de campanhas podem ser acessados no portal do TSE
.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou no último dia 19, em seu portal de internet, uma nova forma de divulgação do financiamento das eleições. Trata-se de um grande avanço na transparência do financiamento das eleições, tendo em vista que os dados declarados por candidatos e partidos em suas contas são apresentados em painéis estatísticos temáticos. Os dados dos candidatos do Tocantins estão disponíveis para consulta junto aos nacionais, podendo ser acessados por todo cidadão.
Os painéis estatísticos são divididos em três grandes grupos: receitas e despesas globais; receitas e despesas pagas. Em cada um dos painéis podem ser aplicados diversos filtros para refinamento das pesquisas, como por exemplo, filtros por Região, estado, tipo de prestador de contas (candidato ou partido), tipo da receita (origem do recebimento), fonte da receita (pública ou privada), partido, cargo e situação da candidatura. Todas as consultas realizadas com ou sem a aplicação de filtros são passíveis de exportação dos dados em arquivos em formato “csv“, o que permite a utilização dos dados em outras ferramentas – planilhas eletrônicas ou ferramentas de bussines intelligence.
A diferença das informações disponíveis nessa nova aba das estatísticas eleitorais para o Divulgacandcontas e o Repositório de Dados é que, nela, os dados estão consolidados com as informações enviadas à Justiça Eleitoral até o momento.
Os dados do painel de estatística são atualizados diariamente na medida em que candidatos e partidos políticos apresentam relatórios financeiros de campanha, contas parciais oficiais ou retificados e prestações de contas finais oficiais ou retificadoras, de modo a espelhar sempre a última informação declarada pelo prestador de contas à Justiça Eleitoral.
O painel de estatística do financiamento das eleições é o resulta de um trabalho conjunto de diversas áreas do TSE: Estatística/AGE, SECON e SEAI/STI e Asepa, e está disponível no link: http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais.
TSE

