Mais de 14 mil atendimentos são realizados pela Ouvidoria Eleitoral durante o biênio 2019/2021

Ouvidora Ana Paula Brandão Brasil apresentou relatório de gestão nesta sexta-feira, 2.

TRE-TO sessão 02/07/2021

Durante o biênio 2019/2021, a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE-TO) reforçou ainda mais seu papel de atuar como um canal de comunicação direta entre o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e a comunidade; prova disso foram os mais de 14 mil atendimentos ao cidadão realizados nos últimos dois anos por meio dos canais de atendimento ao eleitor.O balanço da Gestão foi apresentado pela juíza membro Ana Paula Brandão, ouvidora eleitoral, durante sessão plenária na manhã desta sexta-feira (02/07). 

Na ocasião, a magistrada destacou os esforços empenhados para ampliar a comunicação com o eleitor e ressaltou que a parceria entre a Presidência, Corregedoria Eleitoral e Ouvidoria refletiu numa melhoria dos serviços prestados ao cidadão. 

“Hoje o índice de satisfação do eleitor com a  ORE é de 92%. Agradeço aos nobres pares desta Corte Eleitoral pelo apoio nas aprovações dos projetos da Ouvidoria, bem como por sempre atenderem prontamente nossas demandas. Da mesma forma, estendo meus agradecimentos ao senhor diretor-geral e a todos os secretários dessa casa, que vestiram a camisa da Ouvidoria junto comigo  e foram de fundamental importância na realização dessa missão”, agradeceu a Ouvidora.

Atendimentos

Durante o biênio 2019-2021 a ORE registrou 14.595 atendimentos, sendo que a maioria das solicitações foram referentes a consultas sobre situação eleitoral, título de eleitor, local de votação e certidões eleitorais. Do total das solicitações, 60%  foram feitas pelo telefone 0800 6486 800 - canal ainda mais procurado pelo eleitor; mas o atendimento pelo aplicativo de mensagens - Ouvizap Eleitoral (63 3229-9600) cresceu nos últimos anos e corresponde a 19% das demandas. “Vale destacar aqui o recorde de atendimento em novembro de 2020 (período eleitoral) quando a equipe da Ouvidoria contou com o apoio de 20 colaboradores voluntários de diversos outros setores do Tribunal, os quais atenderam mais de 3.200 demandas, um recorde histórico”, frisou a Ouvidora.

De acordo com relatório, diversas ações foram realizadas durante o biênio, como o projeto de audiências públicas da Ouvidoria, publicação da cartilha "Ouvidoria a Serviço do Cidadão: Código de defesa do usuário do serviço público" e reformulação do Portal da ORE no site do TRE-TO.

Lilia Mara (ASCOM/TRE-TO)

 

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