Eleições 2022: Locais de votação no Tocantins contarão com coordenador de acessibilidade

Os 853 locais de votação abrangem mais de quatro mil seções eleitorais.

TRE-RS: Acessibilidade nas eleições

Nas Eleições 2022, todos os 853 locais de votação do Tocantins contarão com  coordenador local para promover a acessibilidade dos 10.655 mil eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência no cadastro eleitoral.  

As pessoas responsáveis pela coordenação terão a incumbência de verificar se as condições de acessibilidade do local de votação para o dia da eleição estão adequadas, adotando as medidas cabíveis. Já no dia da eleição, irão orientar e atender as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no local de votação. A medida atende ao disposto na Resolução TSE nº 23.669/2021, Art. 8º. 

A acessibilidade é um dos valores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Neste sentido, diversas ações são desenvolvidas para facilitar e ampliar o acesso às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida durante o exercício do voto.  

No pleito, a acessibilidade ao voto é garantida por meio de diversos recursos. Para as pessoas cegas ou com deficiência visual, além do sistema braille e da identificação da tecla número cinco nas urnas, são disponibilizados fones de ouvido em todos os locais de votação, para que o eleitor receba sinais sonoros com indicação do número escolhido e retorno do nome do candidato em voz sintetizada. Outro mecanismo inclusivo é que na tela das urnas eletrônicas um intérprete de Libras indica o cargo em que o eleitor está votando.

Conheça o programa de acessibilidade da Justiça Eleitoral do Tocantins.

OBJETIVO ESTRATÉGICO:

1 – Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

7 – Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido