Eleições 2022: TRE-TO inicia 4º Ciclo de Manutenção Preventiva das Urnas Eletrônicas

Processo é realizado em seis ciclos com o objetivo de garantir o perfeito funcionamento das urnas eletrônicas durante as eleições.

Eleições 2022: TRE-TO inicia 4º Ciclo de Manutenção Preventiva das Urnas Eletrônicas
Foto: Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO

A Justiça Eleitoral do Tocantins iniciou, nesta segunda-feira (24/1), o 4º Ciclo de Manutenção Preventiva das Urnas Eletrônicas para as Eleições de 2022. O processo é realizado a cada quatro meses com o objetivo de garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos durante as eleições. Ao todo 4184 urnas passarão pelo processo de revisão, com previsão de conclusão dos trabalhos, deste ciclo, no mês de abril.

Nesse ciclo, as urnas eletrônicas passam por manutenção preventiva e recarga das baterias. Dentre os testes mais importantes, destaque para o teste de vazamento do LCD (para identificar possíveis problemas na tela da urna), e o teste da bateria CMOS, responsável por manter o relógio interno da urna atualizado mesmo com o equipamento desligado. Objetivo é garantir que o início da votação não seja impactado por conta de um atraso no relógio. 

De acordo com o chefe da Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (SEVUE), Eduardo Koelln, essa manutenção preventiva é feita em seis ciclos, entre uma eleição e outra; e cada ciclo prioriza a revisão de determinados componentes do equipamento. Caso alguma falha seja detectada, as urnas seguem para a manutenção corretiva imediata. “Dessa forma, as Urnas Eletrônicas estão sempre funcionais e disponíveis para Eleições, sejam elas oficiais, suplementares ou comunitárias, como Conselho Tutelar, OAB, Associações, Sindicatos e Reitor de Universidades, por exemplo”, explica.

Ainda de acordo com o chefe da SEVUE, os testes são realizados durante 6 horas ininterruptas - tempo necessário para uma recarga completa da bateria interna da Urna. “Deste modo, além de testar múltiplas vezes cada componente, ao final dos testes, a bateria estará também com carga para realizar uma eleição e poderá ser usada mesmo que falte energia no local da votação”, destaca.

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido