TRE-TO cria cadastro para o Repositório Nacional de Mulheres Juristas

Iniciativa visa o incentivo à participação institucional feminina

Fachada TRE-TO

Em incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) criou um formulário para o cadastramento de dados de mulheres juristas do Estado com expertise nas diferentes áreas do Direito. Os dados integrarão o repositório online nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Todas as mulheres que ocuparam ou que já ocuparam cargos nas áreas do Direito podem se cadastrar no sistema,  basta  preencher o formulário eletrônico clicandoaqui.

De acordo com a coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE-TO, Kathiene Pimentel, o cadastramento amplia a participação feminina no Judiciário. “O cadastro proporcionará subsídios, por exemplo, para que as juristas sejam convidadas para eventos jurídicos como palestrantes ou painelistas, sejam citadas em peças processuais como referência bibliográfica ou designadas para compor comissões organizadoras e bancas examinadoras de concursos da magistratura”, explicou.

A iniciativa atende à Resolução n. 418/2021, que versa sobre a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, a partir dela, os tribunais de todo o país estão implantando os arquivos com informações de mulheres com expertise em diferentes áreas do Direito e em todas as áreas jurídicas – magistratura, Ministério Público, advocacia privada ou estatal, acadêmicas e servidoras públicas.

 

Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido