Acessibilidade nos locais de votação promove inclusão de eleitores deficientes em todo o estado

Neste ano, os 853 locais de votação do Estado contaram com um coordenador de acessibilidade.

Indígena em cadeira de rodas se identificando a mesários

A acessibilidade é um dos valores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Neste sentido, diversas ações são desenvolvidas para facilitar e ampliar o acesso das pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida ao exercício do voto. Uma novidade implementada nas Eleições de 2022 foi a designação de um coordenador de acessibilidade para todos os 853 locais de votação no estado. 

Helen Caato foi coordenadora de acessibilidade em um colégio eleitoral de Palmas. Segundo ela, a experiência foi muito gratificante e a iniciativa da Justiça Eleitoral é de extrema importância para a promoção da inclusão de todos os eleitores. “A gente atendeu desde a entrada. Se a pessoa tivesse alguma dificuldade de locomoção ou alguma dificuldade de comunicação, a gente já identificava, acompanhava esta pessoa até a seção, garantindo a ela a prioridade, e prestamos o auxílio necessário para que pudesse votar com maior conforto e celeridade”, explicou.

O Tocantins tem 10.655 mil eleitores declarados no cadastro eleitoral com deficiência.  Para esse público, durante o pleito a acessibilidade ao voto é garantida por meio de diversos recursos no local de votação, incluindo a retirada de barreiras físicas que dificultem o acesso à seção eleitoral e acessibilidade da urna, que conta com intérprete de Libras, Braille no teclado, identificação da tecla número 5 e fones de ouvido para indicação do número escolhido e retorno do nome do candidato em voz sintetizada. 

João Pereira da Silva teve uma das pernas amputadas e depende de muletas para se locomover. No último domingo ele foi às urnas e destacou a importância da inclusão nos locais de votação. “Eu tenho prazer em votar e participar da escolha dos representantes do país, votando com consciência limpa para fazer mais para nosso Brasil. Aqui na escola não tive nenhuma dificuldade de acesso, até me ofereceram ajuda, mas não careceu”, disse.

Ser cadeirante também não impediu que Fábio da Silva Santos votasse e trabalhasse como mesário voluntário nessas eleições. Ele atuou na Escola Paulo Freire, que fica localizada no assentamento P.A Progresso, em Pequizeiro. “Graças a Deus não tive dificuldade nem para votar e para trabalhar nas eleições. Acho muito importante a atenção que a Justiça Eleitoral tem com a acessibilidade, como cadeirante minha experiência foi boa”, afirmou.

A acessibilidade está presente em todos os locais de votação. Na aldeia Brejo Comprido, em Tocantínia, o eleitor Wilton Prase Xerente, também pôde participar do processo democrático. “Eu fiquei muito feliz por ter uma urna eletrônica e acessibilidade aqui na minha aldeia porque assim eu consigo votar”, comemorou.

Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido