Tocantins tem eleições tranquilas em todo o estado

A participação ativa dos eleitores movimentou os 853 locais de votação em todo o estado

Eleições 2022 - Palmas/TO

Eleitores de todo o estado foram às urnas neste domingo de Eleições Gerais. No Tocantins 1.094.003 eleitores estavam aptos a votar em um dos 853 locais de votação distribuídos pelas 139 cidades tocantinenses. Pleito tranquilo, de poucas ocorrências, e que foi marcado pela grande participação popular. 

Participando pela primeira vez de uma eleição, o jovem eleitor Lucas Rafael, de 16 anos, falou sobre a experiência do primeiro voto e a importância da participação política. “O voto é super importante porque por meio dele podemos mudar o nosso futuro e o futuro do Brasil; está nas nossas mãos decidir quem vai responder por nós”, ponderou.

Com uma experiência em eleições bem maior que a de Lucas, dona Ana Neolina Rodrigues, de 71 anos, também fez questão de ir às urnas. Nem mesmo as dificuldades de locomoção a impediram de participar do processo democrático em prol do futuro que ela quer para os filhos e netos. “Gosto de votar; na idade que estou, para mim a escolha política pode não fazer mais diferença, mas para os filhos e netos será muito importante. Enquanto eu estiver viva e com condições de chegar para votar eu venho”, garantiu.

Peças fundamentais para a realização das eleições, os mesários também se destacaram na festa da democracia. Lucas Gomes Almeida pela segunda vez fez parte de uma mesa receptora de votos e afirmou que a atividade voluntária é uma forma de apoiar a democracia. “Também é importante como forma de cidadania e de participação dos atos políticos da sociedade”, afirmou o mesário.

Pleito tranquilo
Ao fim da totalização dos votos, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ressaltou a tranquilidade do pleito e agradeceu às eleitoras e eleitores tocantinenses pelo comparecimento às urnas. “Eu quero agradecer aos eleitores do Tocantins por compreender a mensagem do TRE-TO, de paz e harmonia que nós estimulamos. Todos exerceram seu sagrado direito ao voto de forma exemplar; essa é a prova que o povo está amadurecendo para a democracia”, disse.

Ocorrências

Conforme balanço do Gabinete de Segurança Institucional do TRE-TO, ao longo do dia foram registradas 14 ocorrências relacionadas a boca de urna; foto na cabina de votação, com divulgação da imagem e quebra do sigilo do voto; fornecimento de alimentação a eleitor; uma agressão verbal a mesário; denúncia de compra de votos; acidentes de trânsito; e descumprimento da Lei Seca.

Já a Ouvidoria Regional Eleitoral registrou até às 18 horas deste domingo (2/10), 1.712 atendimentos a eleitores. Segundo balanço parcial, a maior parte dos atendimentos foi para tirar dúvidas, com registros também de denúncias e reclamações.

Em relação às urnas eletrônicas, até às 18 horas, 24 máquinas foram substituídas em todo o Estado. Um percentual de 0,60 % do total de 3.957 urnas em uso. 

Zona Eleitoral

Seção

Local




29ª ZE de Palmas

159

Colégio Militar do Estado do Tocantins

416

Centro Educacional São Francisco de Assis

235

Escola Municipal Antônio Carlos Jobim

120

Colégio Estadual Frederico Pedreira Neto

157

Colégio Ulbra Palmas

407

Escola Municipal Monteiro Lobato

1ª ZE de Araguaína

285

Escola Estadual Joaquim de Brito Paranaguá



10ª ZE de Araguatins

61

Escola Municipal Padre Vitório - Povoado Araguanópolis/Socó

69

Colégio Estadual Irmãos Filgueiras

61

Escola Municipal Padre Vitorio





2ª ZE de Gurupi

88

SESI - CIAT Albano Franco de Gurupi

23

Escola Municipal Ferreira Soares

Colégio Municipal de Crixás

Colégio Municipal Nossa Senhora do Carmo

23

Escola Municipal Joel Ferreira Soares

Escola Municipal Antonio de Oliveira Vera



31ª ZE de Arapoema

73

Escola Municipal Ladislau de Oliveira

63

Escola Estadual Dr Helio e Sousa Bueno

81

CEMEI - Antônio Filemon Gomes

9ª ZE de Tocantinópolis

86

Colégio Estadual Dulce Coelho de Sousa

32ª ZE de Goiatins

Colégio Estadual Ada de Assis Teixeira

27ª ZE de Wanderlândia

86

Escola Estadual Raimundo Neiva de Carvalho

62

Escola Estadual Padre Antônio

11ª ZE de Itaguatins

Escola Municipal Constancia de Moraes

Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido