Eleições 2022: JE-TO dá início à preparação das urnas eletrônicas

Cerimônias Públicas são realizadas de forma simultânea nas 33 zonas eleitorais do Tocantins.

imagem colorida de técnico da Justiça Eleitoral preparando a geração de mídia

Nesta quinta-feira (22/9), os 33 cartórios eleitorais do Tocantins iniciaram os trabalhos de geração de mídia, preparação e verificação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas 4.088 seções eleitorais do estado nas Eleições Gerais 2022. A preparação dos equipamentos é realizada em cerimônia pública, aberta à participação da sociedade.

Todo o processo de gravação das mídias que abastecem as urnas eletrônicas com os sistemas eleitorais oficiais, dados dos eleitores, nomes e números dos candidatos, até a lacração dos equipamentos, está  previsto no art. 80 da Resolução TSE nº 23.669/2021 e é mais um mecanismo de segurança, transparência e lisura do sistema eleitoral. Hoje a gente inicia o processo de geração de mídias e na sequência a preparação das urnas e verificação; esse processo é o momento que nós geramos as mídias que serão inseridas nas urnas eletrônicas com todas as informações, sistemas oficiais, candidatos, eleitores”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Junior. 

Para dar início aos procedimentos oficiais, o juiz responsável por cada zona eleitoral aciona o sistema por meio de uma senha e, a partir deste momento, tem início o trabalho de gravação das mídias que irão abastecer a urna. “A inicialização do sistema é feita com uma senha confidencial e de acesso restrito e exclusivo do juiz eleitoral, a fim de resguardar que o envelope foi aberto e oficializado o sistema somente nesta oportunidade. Esse protocolo é feito por segurança e transparência da Justiça Eleitoral”, destacou o juiz da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Antiógenes Ferreira de Souza. 

Depois que as mídias são geradas, é realizada a etapa de preparação dos equipamentos, com instalação das mídias nas urnas. Neste momento, todas as urnas são lacradas e identificadas com a zona eleitoral, o município, o local e a seção a que se destinam.  Em Palmas, a inserção dos dados nas urnas eletrônicas, bem como a lacração dos equipamentos, será feita nesta sexta-feira (23/9), a partir das 8 horas, no cartório eleitoral.

Participação

Na capital, cerca de 60 pessoas acompanharam a cerimônia de geração das mídias. Dentre as autoridades, estavam o juiz membro do TRE-TO, José Maria Lima; o promotor eleitoral, Fábio Lang; a presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins, Odete Batista; a diretora do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Palmas, Fabiana Gonçalves; os representantes da Policia Militar do Tocantins - Tenente-coronel Flávio Santos, comandante de policiamento da Capital, Tenente-coronel Fioravan, comandante do 1º BPM e  Capitão Cesar - Corregedoria do 6º BPM; o técnico judiciário Rogério Rabelo, do Tribunal Regional do Trabalho - 10ª Região, Rogério Rabelo; o pró-reitor do Centro Universitário Católica do Tocantins, Luiz César Martins Córdoba; o diretor de Tecnologia da Informação da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins, Maurício da Silva Pereira; representantes da Polícia Militar, integrantes da Missão de Observação Eleitoral Nacional e da equipe de acompanhamento Eleitoral do Tribunal de Contas da União; o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos; advogados, representantes de partidos e imprensa. 

Para o pró-reitor de Administração da UniCatólica, é muito importante que processos como esse sejam públicos e acompanhados pela sociedade. “Quero parabenizar toda a Justiça Eleitoral por abrir as portas para que a sociedade participe de toda essa preparação. A UniCatólica se faz presente em nome da sociedade, convalidando e aqui reafirmando a importância desse processo para a sustentação da nossa tão pleiteada democracia”, disse Luiz César Martins Córdoba. 

Clique aqui e saiba mais sobre o trabalho dos observadores eleitorais.

Objetivo estratégico:

2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;

Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido