Urna Eletrônica é cedida para realização de eleição não oficial em ação da Escola Estadual Liberdade, em Palmas

Escolha das Trilhas do Aprofundamento é feita de forma rápida, segura e eficiente.

Urna Eletrônica é cedida para realização de eleição não oficial em ação da Escola Estadual Liber...

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da 29ª Zona Eleitoral, fez o empréstimo de urnas eletrônicas para a Escola Estadual Liberdade, localizada no Aureny III, região sul de Palmas, para a realização da escolha da Trilha de Aprofundamento, que acontece na tarde de hoje (03/02).

A Trilha de Aprofundamento é composta por quatro áreas de conhecimentos, Linguagens, Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, o aluno no ato de votar escolheu qual área irá se aprofundar. Ao todo, 316 estudantes de 9 turmas das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Básico, com idades entre 15 e 16 anos, puderam participar do processo de eleição não oficial. A área eleita de forma democrática será amplamente estudada por todos os alunos.

Com a ação, muitos alunos passaram a ter o primeiro contato com as urnas, assim como foi para Kennedy Kauã Roberto Ribeiro, 15 anos, que fez a famosa “colinha” para ajudar na hora do voto. “É uma experiência nova para mim, porque eu nunca votei, e está sendo show participar dessa ação. Fiz até uma colinha para me ajudar a lembrar minhas escolhas”, afirma Kennedy.

A estudante Mayara Marques Nunes, 16 anos, já participou de outras dinâmicas com a utilização de urnas, e ano que vem fará exercício do seu primeiro voto nas Eleições Gerais. “Minha experiência com as urnas é bem tranquila porque a escola sempre busca fazer essa parceria, e essa prática acaba ajudando o jovem quando ele for votar pela primeira vez”, afirma.

O professor de Educação Física da unidade escolar e um dos colaboradores do evento, Leonardo Xavier de Oliveira, ressaltou a importância da parceria em que os alunos possam vivenciar uma experiência completa de uma eleição. “Esse é um momento muito importante para os alunos, porque traz responsabilidade para eles estarem escolhendo através da votação o que irão estudar, o que os torna responsáveis por suas escolhas. E a cooperação do TRE-TO em ceder urnas eletrônicas, o contato é parecido com o que ocorre no processo eleitoral, desta forma eles conseguem vivenciar como ocorre as eleições no Brasil”, declarou o professor.

Cessão de Urnas Eletrônicas

A cessão de urnas eletrônicas é regulamentada pela Resolução 22.685/2007 aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral. O TRE-TO poderá ceder como forma de empréstimo, a entidades públicas que prestem serviços à comunidade, assegurando-lhes um processo de votação rápido, seguro e livre de fraudes.

As entidades interessadas devem encaminhar a solicitação através de ofício à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral, ou a uma das 33 Zonas Eleitorais do Tocantins.

Objetivo Estratégico:
3 - Fomentar a educação política da sociedade.


Rozeane Feitosa (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido