Membros da Corte Eleitoral do Tocantins prestam homenagem a Siqueira Campos
Ex-governador faleceu na terça-feira, dia 4 de julho.

Membros da Corte Eleitoral no Tocantins prestaram ao longo dos últimos dias homenagens ao ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, que faleceu aos 94 anos, na terça-feira, 4 de julho, em Palmas (TO). “José Wilson Siqueira Campos é um nome que ficará registrado e eternizado na vida de tantas famílias tocantinenses. Homem de coragem, perseverança e pulso firme. Se tornou o político que mais governou o Tocantins. Foi quatro vezes eleito governador do Estado que ele batalhou muito para criar. Responsável também pela criação de Palmas, foi um político de muita sabedoria, sagacidade, e um verdadeiro estadista. Siqueira Campos, faz parte da história do Brasil, do norte goiano e de milhares de pessoas que buscam a esperança de uma vida melhor”, disse o presidente do TRE-TO (Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins), desembargador João Rigo Guimarães. “Infelizmente Siqueira nos deixou, mas seu legado jamais será esquecido. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de profunda dor”, complementou.
O vice-presidente do tribunal e corregedor regional eleitoral, desembargador Helvécio Maia Neto, falou do legado do ex-governador: “Siqueira Campos entra para a história como um dos maiores líderes políticos do país, criador do estado do Tocantins e da nossa capital Palmas. Sua vida política foi marcada por muita bravura, coragem e luta em benefício do povo da nossa região, sempre dedicado a proporcionar dignidade e autonomia ao antigo norte de Goiás. Homem público de qualidades inenarráveis, verdadeiro estadista, que amou verdadeiramente o Tocantins. Hoje o Tocantins está em luto. Perdemos um grande exemplo da liderança política do país, mas a sua história permanecerá, para sempre, viva nos livros de história e também na memória de todos nós”.
Já a desembargadora Jacqueline Adorno ressaltou: "Perdemos um grande estadista, um visionário e grande executor de projetos. Não se dobrava ante os desafios. Um ser humano que sentia a dor de seu semelhante. Sempre preocupado com o futuro das novas gerações, buscando sempre o melhor para essa região que ele amava muito. Deixa um legado maravilhoso. Uma perda muito grande. Que Deus conforte os familiares".
Também integrante da Corte, a desembargadora Angela Issa Haonat fez questão de falar sobre o falecimento de Siqueira Campos: “O Tocantins perdeu o eterno Governador Siqueira Campos, um baluarte que sonhou e realizou um grande feito, o nosso Estado do Tocantins. Registro que, além dos seus ensinamentos e amizade que os ligaram à nossa família, Siqueira foi exemplo digno dos maiores Estadistas. Como recentemente o Reino Unido perdeu a sua Rainha de todos os tempos, o Tocantins perdeu o seu pai e todos nós nos tornamos um pouco órfãos. Nossos sentimentos à família Siqueira Campos”.
Velório
O corpo do ex-governador foi velado durante todo o dia, no Palácio Araguaia. No início da noite, foi sepultado, no cemitério Jardim das Acácias.
O vice-presidente do TRE-TO e corregedor regional eleitoral do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, esteve na manhã desta quarta-feira, 5/7, no velório do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, que faleceu ontem, aos 94 anos, em Palmas (TO).
O magistrado estava acompanhado da esposa, Marluza Maia, e do amigo, o desembargador aposentado Luiz Gadotti, também com a mulher, Fátima Gadotti. À tarde, as juízas Delícia Feitosa Ferreira Sudbrack e Silvana Maria Parfieniuk, que integram a Corte, também estiveram presentes no velório.
Nota de pesar
Na noite dessa terça -feira, 4/7, em nota de pesar conjunta e em nome da Corte, o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, e o corregedor lamentaram o falecimento deste importante personagem da história tocantinense. Nesse dia 5 foi decretado pela Presidência do TRE-TO ponto facultativo nas dependências da Justiça Eleitoral do Estado.
Confira a nota de pesar do TRE-TO sobre o falecimento de Siqueira Campos.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO TRE-TO:
2. Aprimorar mecanismos de transparência pública;
Texto: Cristiano Machado (Ascom/TRE-TO), com informações do Cecom do TJTO.
Fotos: Rondinelli Ribeiro/Cecom-TJTO