Ouvidor eleitoral, juiz José Maria Lima propõe “ampliar, aperfeiçoar e inovar” os canais de comunicação do TRE-TO com a sociedade

Magistrado destacou o trabalho da antecessora, a juíza Ana Paula Brandão Brasil

Ouvidor eleitoral, juiz José Maria Lima propõe “ampliar, aperfeiçoar e inovar” os canais de comu...
Crédito das fotos: Lucas Nascimento/Ascom TRE-TO e Rondinelli Ribeiro/Cecom-TJTO

Escolhido para ser o ouvidor Regional Eleitoral do Tocantins no biênio 2023/2025, o juiz membro da Corte José Maria Lima destacou, em pronunciamento, na cerimônia de posse na noite desta segunda-feira, 3/7, algumas de suas propostas.


Entre as metas do trabalho de equipe estão o de “ampliar, aperfeiçoar e inovar a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins e a Ouvidoria da Mulher +” no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).


O magistrado destacou, por mais de uma vez, o trabalho da juíza Ana Paula Brandão Brasil, que deixou nesta data a Ouvidoria. “Diante da exitosa gestão da minha antecessora, doutora Ana Paula Brandão, são muitas as minhas expectativas e projetos, para aproveitar o caminho aberto por ela”, citou. “A Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins se transformou e ganhou uma magnitude que não possuía antes. Durante a gestão da minha antecessora, a Doutora Ana Paula Brandão, a Ouvidoria passou a fazer mais que ouvir, tornou-se agente de transformação, com programas de informação e conscientização. Desenvolveu mecanismos de atendimento de escuta ativa, acolhimento e iniciou, em março de 2022, um canal de tratamento especializado para as mulheres, a Ouvidoria da Mulher”, complementou.

1/ Galeria de imagens

Ao falar da nova gestão do TRE-TO, com o desembargador João Rigo Guimarães na Presidência e o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto como vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, o ouvidor abordou ainda os novos desafios da unidade. “Novos desafios se apresentam e vamos buscar dar continuidade, ampliar e criar novas ações no âmbito da Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins. São muitas expectativas e teremos muitas realizações. A começar pela Ouvidoria da Mulher. Já chamada carinhosamente pela doutora Ana Paula Brandão Brasil de Ouvidoria da Mulher +. Vamos propor a oficialização desta denominação e a ampliação das atribuições desse canal fantástico, para um atendimento especializado a todas as mulheres, cis, trans, bem como para todos, todas e todes, que constituem ainda minoria nos espaços de poder político e que, embora maioria numérica em conjunto, continuam de forma crescente a sofrer assédio e violência política de gênero”, ressaltou.


O magistrado afirmou ainda que a sua gestão à frente da Ouvidoria tem, entre outros objetivos, implementar a “transformação das relações políticas no estado do Tocantins”. “Além da Ouvidoria da Mulher e das expectativas em relação a novas ações relacionadas a ela, trazida aqui como exemplo, daremos continuidade a outras ações, como: o aperfeiçoamento na transmissão e acesso às informações relacionadas às Eleições, treinamento das servidoras e servidores que atendem ao público externo para atendimento sob perspectiva de gênero; a ampliação de canais de atendimento e ampliação da comunicação com órgãos parceiros”, finalizou.

Assista a cerimônia de posse no canal oficial do TRE-TO no YOUTUBE.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO TRE-TO
1. Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2. Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3. Fomentar a educação política da sociedade;
4. Aprimorar mecanismos de gestão processual;

Texto: Cristiano Machado (Ascom/TRE-TO)
Fotos: Lucas Nascimento (Ascom/TRE-TO) e Rondinelli Ribeiro (Cecom/TJTO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido