Exposição fotográfica na sede do TRE-TO apresenta riqueza cultural e diversidades dos povos originários do Tocantins

A exposição física ficará aberta ao público até junho de 2024

Exposição fotográfica na sede do TRE-TO apresenta riqueza cultural e diversidades dos povos orig...
Créditos: Miller Freitas

Para garantir o protagonismo e dar mais visibilidade aos povos indígenas, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) promove exposição fotográfica do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas. A abertura acontece nesta segunda-feira, 12, às 9h, no hall de entrada na sede do Tribunal. 

A exposição é uma iniciativa do coordenador dos programas permanentes do TRE-TO, juiz membro José Maria Lima. Segundo o magistrado, esta é uma forma de reconhecimento e valorização das diversidades de povos tocantinenses, além de levar à sociedade os trabalhos realizados pela Corte.

“A transformação da sociedade não se dá apenas através da garantia da igualdade, mas também por meio do reconhecimento e proteção à diversidade. Atento à diversidade social que compõe o estado do Tocantins, o TRE-TO, por meio dos seus Programas Permanentes de Inclusão Sociopolítica, tem promovido uma revolução molecular que irradia respeito e reconhecimento do papel político dos povos originários”, afirmou o juiz.

1/ Galeria de imagens

A exposição

A exposição fotográfica do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas já está disponível para visitação na sede do TRE-TO e acontece de forma física e online. A exposição virtual é permanente e está disponibilizada na página do Museu Virtual da Justiça Eleitoral do Tocantins.

A ação  de divulgação visa reconhecer a importância da participação dos povos originários na vida política do Tocantins e do país e de incentivar o diálogo intercultural. 

Por meio das fotografias, está contemplado o contexto histórico, mostrando imagens do começo das ações até os dias atuais, das diversas atividades realizadas a partir do ano de 2014, envolvendo os povos originários, autoridades da Justiça Eleitoral tocantinense e servidores.

As etnias indígenas expostas nas fotografias foram Apinajé, Avá-Canoeiros, Akwê Xerente, Javaé, Karajá, Xambioá, Krahô, KrahôCanela, Pankarary, e representaram os saberes, costumes, tradições, perspectivas de vida e de se relacionar distintas, que devem ser conhecidas, reconhecidas e respeitadas, e a representação política é uma via a ser conquistada.

Programa

Desde 2014, por meio da ação que se tornou Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, as atividades são também uma forma de educar e se educar para viver a e na diversidade social e política, além de incentivar a inclusão dos indígenas no meio político, essa tem sido a missão do TRE-TO, apresentada na exposição fotográfica que tem nos povos originários a centralidade e protagonismo.

Objetivo Estratégico:

  1. Fomentar a educação política da sociedade.

Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido