Justiça Eleitoral tocantinense realiza em Palmas a última inspeção de ciclo do primeiro semestre

As inspeções de ciclo do cartório eleitoral de Palmas, acontecem nos dias 6 e 7/6.

Justiça Eleitoral tocantinense realiza em Palmas a última inspeção de ciclo do primeiro semestre
Créditos: Lucas Nascimento

“Vejo um olhar de gratidão em cada uma dessas pessoas que muito trabalham em prol do êxito da Justiça Eleitoral”, afirmou o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e corregedor, desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, na última Inspeção de Ciclo do primeiro semestre, realizada por meio da Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins (CRE-TO), na audiência pública que iniciou hoje, 06/6,  às 14 horas, na 29ª Zona Eleitoral de Palmas.

“É com confiança e profissionalismo do quadro de servidores e magistrados, que a Corregedoria vem construindo a sua história, sempre focando nas orientações, na prestação de informações seguras e confiáveis para que os serviços eleitorais continuem sendo prestados com a qualidade que o nosso cliente espera”, continuou  o desembargador, sobre a atuação e a confiança do quadro de servidores e magistrados a serviço da Justiça Eleitoral do Tocantins.

O desembargador Eurípedes Lamounier, declarou ainda, que essa pode ter sido a última Inspeção de Ciclo conduzida por ele, mas que fica o legado de uma trajetória construída com muita dedicação. “Talvez este seja o último procedimento correcional que conduzo à frente da Justiça Eleitoral do Tocantins, mas levarei comigo sempre as boas lembranças, os exemplos do trabalho sério que o TRE Tocantins vem realizando ao longo de décadas, na busca do cumprimento da sua missão, que é garantir a legitimidade do processo eleitoral para fortalecer a Democracia”, disse.

Audiência Pública

O juiz membro da Corte, José Maria Lima, representou o presidente do TRE-TO,  expressou o reconhecimento a todos que contribuíram com o sucesso da atuação desenvolvida pela 29ª Zona Eleitoral. “Aos cumprimentos do  presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio Brito de Maia Neto, os agradecimentos pelo empenho, dedicação e pelo trabalho sério que os senhores prestam à Justiça Eleitoral e aos eleitores desta jurisdição. A boa vontade de cada magistrado e servidor, fortalece a Justiça Eleitoral” , afirmou.

Para a chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral, Ana Cecília Catapan, o período de pandemia impossibilitou os encontros, mas falou da alegria em receber a equipe da Corregedoria. “Muita coisa mudou desde a última inspeção presencial, aumentou consideravelmente o número de eleitores e o número de atribuições, pois somos a zona eleitoral responsável pelos atendimentos virtuais ao eleitor, e o sucesso desta equipe vem da essência que mesmo diante das dificuldades, sempre encontramos, um motivo para sorrir” , expressou.  

Já conforme o juiz eleitoral, Antiógenes Ferreira de Souza, as orientações recebidas  são importantes para a prestação do trabalho da Justiça Eleitoral. “Sabemos que a inspeção de ciclo se trata de atos necessários e são sempre abertos, seja a correção ou a inspeção. A importância é tamanha principalmente em relação ao TRE-TO, pelo trabalho de excelência prestado, seja via presidência ou corregedoria”, declarou o juiz.

1/ Galeria de imagens

29ª Zona Eleitoral

A 29ª Zona Eleitoral da capital alcançou a marca de 200.579 eleitores, correspondendo a 18% do eleitorado do Tocantins, o que possibilita um possível segundo turno nas eleições de 2024. São 618 seções eleitorais espalhadas por 75 locais de votação.

Em 2022, as metas processuais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desenvolvidas pelo Tribunal, obtiveram o percentual de cumprimento acima de 100%. Sendo elas: “Julgar mais processos que os distribuídos; julgar processos mais antigos e priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais”.

Com esta última correição, em Palmas, foram realizados 10 encontros para as  inspeções de ciclo, sendo as demais, nas comarcas dos municípios de Porto Nacional, Natividade, Paranã, Dianópolis, Taguatinga, Paraíso do Tocantins, Cristalândia, Miracema e Miranorte. As ações retornam no segundo semestre, nas demais Zonas Eleitorais do TRE-TO.

Comemoração

Compuseram a mesa as juízas da Corte, ouvidora Ana Paula Brandão e juíza eleitoral, Delícia Feitosa Ferreira Sudbrak;  o juiz membro, Rodrigo de Meneses dos Santos. O diretor geral, José Machado dos Santos, também prestigiou a cerimônia.

Durante o evento, houve apresentação de dança junina, comidas típicas  e um momento de homenagem à técnica judiciária, Leonice dos Santos Bernardo, que prestou serviços ao Cartório durante cinco anos e recentemente recebeu sua aposentadoria.

Objetivos Estratégicos:

1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança.

Rozeane Feitosa (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido