PLS nas Zonas Eleitorais: Equipes de Pedro Afonso, Itacajá, Goiatins e Filadélfia recebem orientações sobre sustentabilidade

Ação foi realizada entre os dias 29 de maio e 1 de junho, pela equipe do Núcleo de Gestão Socioambiental e Estatística (NUGEST)

PLS nas Zonas Eleitorais: Equipes de Pedro Afonso, Itacajá, Goiatins e Filadélfia recebem orient...
Chefe de cartório da 33ª ZE de Itacajá, José Guilhardo, faz o plantio de uma muda de acerola em conjunto com equipe do cartório

Entre os dias 29 de maio e 1 de junho, equipe do Núcleo de Gestão Socioambiental e Estatística (NUGEST), do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, visitou 4 cartórios eleitorais para executar mais uma etapa do Projeto PLS nas Zonas Eleitorais: Sustentabilidade, eu também faço parte! 

 

A primeira roda de conversa foi realizada no dia 29 de maio, com equipe do cartório eleitoral de Pedro Afonso, sede da 23ª Zona Eleitoral. O chefe de cartório Ravel de Sousa Alves destacou a importância das ações de conscientização sobre o tema sustentabilidade, principalmente a educação ambiental. Na referida zona eleitoral, práticas de economia de água, energia e o uso de copos de vidro já são realizadas pela equipe. “Receber mais orientações é importante porque vamos conhecendo como a Justiça Eleitoral trabalha esse tema. É importante cada um contribuir e fazer a sua parte”, destacou Alves.

 

A segunda cidade a ser visitada foi Itacajá, sede da 33ª Zona Eleitoral. Lá, a equipe também está engajada com o tema e segue o exemplo do chefe de cartório, José Guilhardo, que tem o costume de juntar papel, plástico, vidro e metal e encaminhar para a reciclagem. “Esse já é um hábito que tinha antes mesmo de ingressar na Justiça Eleitoral. Junto tudo, coloco na caminhonete e dou destino certo a esses materiais”, explicou.

 

Seguindo o terceiro dia de apresentação do Projeto PLS nas Zonas Eleitorais, a equipe da 32ª Zona Eleitoral de Goiatins recebeu orientações sobre consumo de água, energia, bens de consumo, combustível e gestão de resíduos. Silvalene Pereira de Sousa, servidora requisitada, deu sua contribuição opinando sobre a economia de recursos na compra de materiais de limpeza e de escritório, cartazes e material informativo que são encaminhados para as zonas eleitorais durante o período das eleições.  

 

A ação foi finalizada na quinta-feira, 1º de junho, em Filadélfia, sede da 8ª Zona Eleitoral. O chefe de cartório Raimundo Galvão e a colaboradora de serviços gerais, Ana Francisca da Silva participaram do bate-papo e ainda contribuíram dando sugestões de melhoria para aprimorar a Gestão Sustentável no Regional. “A gente percebe que ao terminar as eleições sobram materiais de consumo nos nossos depósitos, alguns itens perecíveis que podem ser reaproveitados. Seria interessante o TRE – TO, de repente, elaborar uma rota de transporte para, logo após as eleições recolher todos esses materiais das zonas eleitorais, dando destino correto para esses bens”, avaliou.

 

Além de promover a educação ambiental nas referidas zonas eleitorais, a equipe do NUGEST e dos cartórios visitados efetuaram o plantio de mudas de árvores frutíferas, como: acerola, goiaba, ata, romã e amora.  

 

PLS nas Zonas Eleitorais

O Projeto tem por objetivo conscientizar servidores (as) e colaboradores (as) sobre o correto uso dos recursos naturais e bens de consumo no âmbito da Justiça Eleitoral do Tocantins, bem como conhecer de perto as atividades realizadas pelos cartórios eleitorais na área de sustentabilidade, sendo também uma oportunidade para colher informações e dicas para aprimorar o Plano de Logística Sustentável no TRE Tocantins. 

 

Lília Mara - NUGEST/TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido