Programa Agentes da Democracia leva ações de educação política a jovens de mais quatro municípios

Ao todo, programa reuniu 210 estudantes entre os dias 29 e 31 de maio

Programa Agentes de Democracia leva ações de educação política a jovens de mais quatro municípios

A Justiça Eleitoral do Tocantins deu início nesta semana com mais quatro edições do programa permanente “Agentes da Democracia: - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”, levando consciência política a aproximadamente 210 estudantes.

As atividades, organizadas pela  2ª ZE de Gurupi e a 13ª ZE de Cristalândia, foram realizadas nos municípios de Oliveira de Fátima, na Escola Estadual Riachuelo (29/5), em Nova Rosalândia, na Escola Estadual 1º Grau Pedro Xavier (30/5), e em Lagoa da Confusão, no Colégio Estadual Lagoa da Confusão (31/5), totalizando 149 alunos.

Outra Zona Eleitoral que recebeu o Agentes da Democracia nesta semana foi a 1ª ZE de Araguaína, no Centro de Ensino Médio Castelo Branco (30/05), que contou com a participação de 61 estudantes. Débora Marinho de Sousa, uma das servidoras da JE responsáveis pela ação no município, comenta sobre o interesse das instituições de ensino em colaborar na formação de eleitores do futuro. "A atuação das escolas enquanto apoiadoras do programa é fundamental, considerando que os jovens eleitores precisam ter um despertar da sua importância enquanto agentes de participação ativa no processo da democracia do nosso país”, finalizou Débora.

Promover a educação política dos jovens, despertando a consciência cívica, está entre os objetivos do projeto, que através de palestra, jogos e simulação de voto com a urna eletrônica, levou de forma descontraída aos estudantes dos quatro municípios o conhecimento sobre a importância do voto consciente, o papel de cada um na sociedade e a relevância de sua participação para a concretização da democracia e efetivação de governos representativos.

Lagoa da Confusão

As ações desenvolvidas pela  2ª e 13ª ZE, no município de Lagoa da Confusão, seguem nesta quinta-feira, desta vez no campus do Instituto Federal do Tocantins - IFTO (01/6).

Objetivo Estratégico:

3- Fomentar a educação política da sociedade.

Bárbara Andrade (estagiária Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido